Primeiramente, cabe destacar a base familiar lacunar como contribuinte da problemática. De acordo com uma pesquisa feita pelo Georgetown Câncer Center, filhos de pais que fumam tem mais chances de serem fumantes na adolescência. Nessa perspectiva, muitas vezes isso ocorre também no que diz respeito à influência de familiares usuários de drogas sobre pessoas mais jovens, pertencentes a esse mesmo grupo de parentesco, pois ao terem certos indivíduos como exemplo, há probabilidades de seguirem as ações feitas por eles. Desse modo, atos relacionados ao consumo de entorpecentes por determinados agrupamentos podem dar origem a novos consumidores, reiniciando o ciclo.
Por conseguinte, há uma perda de autonomia por parte do usuário de drogas. De acordo com o trecho do poema “Tabacaria" de Fernando Pessoa – grande escritor brasileiro – muitos indivíduos têm o uso de substâncias entorpecentes como uma rotina própria”. Sob esse viés, há claramente a perda de autonomia da pessoa em razão do vício, o que faz com que a sua vida seja voltada exclusivamente para saciar seus desejos, deixando de lado família, amigos e até mesmo emprego em alguns casos. Dessa forma, o uso de entorpecentes é um grande responsável pela perda da vida social do indivíduo, deixando-o voltado apenas para si mesmo.
Portanto, faz-se necessária uma intervenção para minimizar a questão das drogas no cenário mundial. Para isso, cabe ao Ministério da Educação e ao Ministério da Saúde, por meio de verbas governamentais, criar o projeto “Quebre esse ciclo". Essa ação deve ser feita em forma de rodas de conversas e palestras com debates sobre os malefícios dos entorpecentes, tendo como público-alvo diferentes grupos familiares da sociedade, especialmente aqueles que possuem usuários de substâncias ilícitas, a fim de amenizar aos poucos, rompendo com o ciclo de indivíduos influenciadores e influenciados. Assim, haverá uma amenização da problemática, estando mais presente nas ficções, como no filme “Diário de um adolescente" e não muito na realidade.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 165
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita, neste nível, são aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizam reincidência.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 175
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 175
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, ou seja, os argumentos selecionados estão organizados e relacionados de forma consistente com o ponto de vista defendido e com o tema proposto, configurando-se independência de pensamento e autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 165
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 175
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.