Possuir uma boa estrutura familiar é um fator imprescindível para que o indivíduo tenha bons costumes. Segundo Lucius Seneca, ter cuidado ao educar alguém fará com que a pessoa perdure tal ensinamento por toda a vida. Contudo, encontrar crianças abandonadas pelos pais já se tornou hábito no Brasil, trazendo um fácil acesso a criminalidade, principalmente nas favelas.
Outro fator que corrobora com tal problema, é a precarização da educação escolar. Segundo Pitágoras, educando os jovens não será preciso punir os homens. Mas esta não é uma realidade no Brasil. Estudantes com baixo poder aquisitivo precisam se contentar com a falta de qualidade do ensino gratuito brasileiro. Com a ausência de tais recursos, a população nunca terá acesso à informações e, muito menos, um trabalho próspero.
Além disso, é importante salientar a falta de segurança no país. Com a transição da adolescência para a vida adulta, a procura por emprego se torna necessária. Mas, as empresas têm exigido cada vez mais experiências anteriores para o preenchimento de vagas. Desta forma, o mundo do crime se torna uma alternativa fácil, causando a morte precoce da juventude brasileira.
Portanto, para que haja um decréscimo no número de homicídios entre jovens, é fundamental que o Ministério da Família faça visitas à população, tendo ciência da condição de cada grupo familiar e assim tomar medidas cabíveis para que todas tenham os requisitos mínimos para viver. Além disso, é necessário que o MEC invista mais na educação, implantando programas que deixe os jovens longe da violência e das drogas, além de prepara-los para o mercado de trabalho com cursos, trazendo-lhes novas oportunidades. Ademais, para que tenhamos uma segurança pública de qualidade, o investimento em cursos preparatórios de policiais garantirá a proteção que precisamos, tornando melhor a convivência em sociedade.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 100
Você atingiu aproximadamente 50% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com estrutura sintática mediana para o grau de escolaridade exigido, porém com alguns desvios morfossintáticos, de pontuação, de grafia ou de emprego do registro adequado ao tipo textual.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Com essa pontuação, ou o tema da redação é desenvolvido adequadamente, porém de forma previsível, com pouco avanço em relação ao senso comum ou, embora o texto demonstre domínio adequado do tipo textual exigido, a progressão textual apresenta algum problema.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 100
Você atingiu aproximadamente 50% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, ou seja, os argumentos estão pouco articulados, além de relacionados de forma pouco consistente ao ponto de vista defendido.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula de forma mediana as partes do texto com inadequações ou alguns desvios e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.