Por camiss755
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O Brasil apresenta cerca de um quinto das reservas hídricas do mundo. Contudo, a má utilização de tal recurso natural apresenta consequências irreversíveis. Diversas regiões brasileiras enfrentam problemas como a escassez de água, a poluição e seu uso de modo exacerbado.
Convém lembrar que diversos fatores encontram-se interligados e contribuem para o aumento da crise hídrica no Brasil. Desde os primórdios existe a extrema necessidade do aproveitamento da água para a sobrevivência, como no Antigo Egito, no qual a maior parte das civilizações residiam ao redor do Rio Nilo.
Na região Nordeste do país, grande parte da água é aplicada para fins agropecuários. Entretanto, é na região Sudeste que sucede o maior problema de poluição hídrica, devido cerca de 39% da população pobre não apresentar tratamento de esgoto, tendo seus degetos jogados em rios a ceu aberto. O déficit de vegetação ciliar ao redor dos rios e lagos também é fator determinante, visto que é a região mais populosa e urbanizada.
Dessa forma, é de extrema importância a participação do IBAMA (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e Recursos Naturais), juntamente com a ANA (Agência Nacional de Água) em projetos que visem o melhor aproveitamento da água em questões ambientais e econômicas, a melhoria do saneamento básico para diminuição da poluição entre locais de baixa renda, além da preservação e reconstrução da vegetação ciliar.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Embora ainda possa apresentar alguns problemas no desenvolvimento das ideias, o tema, em seu texto, é bem desenvolvido, com indícios de autoria e certa distância do senso comum demonstrando bom domínio do tipo textual exigido.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, ou seja, os argumentos selecionados estão organizados e relacionados de forma consistente com o ponto de vista defendido e com o tema proposto, configurando-se independência de pensamento e autoria.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.

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