A princípio, um fator que colabora para a exclusão dos surdos no aspecto educacional é a lenta conscientização coletiva. A comunidade surda só começou a ter acesso ao ensino escolar durante o Brasil Império, quando, no ano de 1857 foi criada a primeira escola para meninos com perda auditiva. Assim, a conscientização social referente ao direito das pessoas surdas à educação foi tardia, o que prejudicou o desenvolvimento educacional dessa parcela da população. Dessa forma, o referente público encontra precariedade no que tange à sua formação educativa, pois o ensino escolar ofertado aos mesmos não é valorizado nem tratado como prioridade pelo corpo social.
Ademais, outro aspecto que se constitui como um entrave à educação dos surdos é a ausência de responsabilidade política. Apesar da lei nº 13.146, de 2015, dizer que é dever do Estado assegurar educação de qualidade à pessoa com deficiência, colocando-a a salvo de toda forma de negligência e discriminação, isso não é visto na prática. De acordo com dados estatísticos, o número de matrículas de surdos no ensino básico e ensino especial diminuiu entre os anos de 2015 e 2016, o que indica uma ineficácia do Estado em realmente garantir a educação da comunidade surda. Assim, a ausência de comprometimento político em colocar em prática o direito assegurado no papel contribui para a perpetuação das dificuldades ao ensino das pessoas com perda auditiva.
Portanto, são necessárias medidas estratégicas para mudar o cenário atual. com o objetivo de ofertar educação de qualidade à população surda, o Ministério da Educação, órgão responsável pelo ensino no país, deve promover e garantir o sistema educacional inclusivo por meio de investimentos financeiros e da oferta do ensino de Libras em escolas bilíngues ou inclusivas, bem como o Poder Judiciário deve fiscalizar o cumprimento da lei referente ao direito educacional da comunidade surda. Dessa forma, os brasileiros surdos terão sua formação escolar garantida e de qualidade, pois, como disse Padre Antônio Vieira: “A boa educação é moeda de ouro. Em toda a parte tem valor".
*Obrigada pela correção. Acabei ultrapassando 4 linhas das ideias 30 e os desenvolvimentos ficaram meio grandes, mas da próxima vez farei um texto menor
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada