Avatar do usuário
Por laaisx
Tempo de Registro Quantidade de postagens
#40632
Segundo a Constituição Brasileira, a educação constitui direito da pessoa com deficiência, assegurados sistema educacional inclusivo em todos os níveis e aprendizado ao longo de toda a vida. No entanto, percebe-se desafios para a formação educacional de surdos no Brasil. Nesse contexto, destaca-se como impasses a lenta conscientização social, bem como a ausência de responsabilidade política.
A princípio, um fator que colabora para a exclusão dos surdos no aspecto educacional é a lenta conscientização coletiva. A comunidade surda só começou a ter acesso ao ensino escolar durante o Brasil Império, quando, no ano de 1857 foi criada a primeira escola para meninos com perda auditiva. Assim, a conscientização social referente ao direito das pessoas surdas à educação foi tardia, o que prejudicou o desenvolvimento educacional dessa parcela da população. Dessa forma, o referente público encontra precariedade no que tange à sua formação educativa, pois o ensino escolar ofertado aos mesmos não é valorizado nem tratado como prioridade pelo corpo social.
Ademais, outro aspecto que se constitui como um entrave à educação dos surdos é a ausência de responsabilidade política. Apesar da lei nº 13.146, de 2015, dizer que é dever do Estado assegurar educação de qualidade à pessoa com deficiência, colocando-a a salvo de toda forma de negligência e discriminação, isso não é visto na prática. De acordo com dados estatísticos, o número de matrículas de surdos no ensino básico e ensino especial diminuiu entre os anos de 2015 e 2016, o que indica uma ineficácia do Estado em realmente garantir a educação da comunidade surda. Assim, a ausência de comprometimento político em colocar em prática o direito assegurado no papel contribui para a perpetuação das dificuldades ao ensino das pessoas com perda auditiva.
Portanto, são necessárias medidas estratégicas para mudar o cenário atual. com o objetivo de ofertar educação de qualidade à população surda, o Ministério da Educação, órgão responsável pelo ensino no país, deve promover e garantir o sistema educacional inclusivo por meio de investimentos financeiros e da oferta do ensino de Libras em escolas bilíngues ou inclusivas, bem como o Poder Judiciário deve fiscalizar o cumprimento da lei referente ao direito educacional da comunidade surda. Dessa forma, os brasileiros surdos terão sua formação escolar garantida e de qualidade, pois, como disse Padre Antônio Vieira: “A boa educação é moeda de ouro. Em toda a parte tem valor".

*Obrigada pela correção. Acabei ultrapassando 4 linhas das ideias 30 e os desenvolvimentos ficaram meio grandes, mas da próxima vez farei um texto menor
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Avatar do usuário
Por laaisx
Tempo de Registro Quantidade de postagens
#40641
alguém pode corrigir por favor?
0
Avatar do usuário
Por laaisx
Tempo de Registro Quantidade de postagens
#40652
@Beatriz19 oi, desculpa incomodar, mas vc pode dar uma olhadinha na minha redação por favor?
0
Por Ashiley
Tempo de Registro Quantidade de postagens
#40653
laaisx escreveu:@Beatriz19 oi, desculpa incomodar, mas vc pode dar uma olhadinha na minha redação por favor?
@Beatriz19 ;)
0
Avatar do usuário
Por laaisx
Tempo de Registro Quantidade de postagens
#40654
Ashiley escreveu:
laaisx escreveu:@Beatriz19 oi, desculpa incomodar, mas vc pode dar uma olhadinha na minha redação por favor?
@Beatriz19 ;)


obrigada ashiley, eu marquei errado kkkkk, se vc puder dar uma olhada na minha também eu ficaria grata vc escreve muito bem
0
Por Ashiley
Tempo de Registro Quantidade de postagens
#40657
laaisx escreveu:
Ashiley escreveu:
laaisx escreveu:@Beatriz19 oi, desculpa incomodar, mas vc pode dar uma olhadinha na minha redação por favor?
@Beatriz19 ;)


obrigada ashiley, eu marquei errado kkkkk, se vc puder dar uma olhada na minha também eu ficaria grata vc escreve muito bem
Assim que possível! :D
0
Avatar do usuário
Por laaisx
Tempo de Registro Quantidade de postagens
#41223
alguém corrige por favor?
0
Similar Topics
Tópicos Estatísticas Última mensagem
0 Respostas 
51 Exibições
por laif
0 Respostas 
100 Exibições
por Maiazinha2
0 Respostas 
75 Exibições
por sarabarroso
0 Respostas 
85 Exibições
por Erickbx
0 Respostas 
87 Exibições
por ellyysz
0 Respostas 
54 Exibições
por Beatriz5
2 Respostas 
189 Exibições
por Lauany25
0 Respostas 
83 Exibições
por Lyapr
7 Respostas 
205 Exibições
por MrMago
0 Respostas 
34 Exibições
por Th4isxz

Bom dia, boa tarde e boa noite! Já tem algu[…]

A Constituição Federal de 1988, em s[…]

Na Constituição Federal de 1988, nor[…]

Na Constituição Federal de 1988, nor[…]

Corrija seu texto agora mesmo, é de GRAÇA!

Novo aplicativo de correção gratuita para redação ENEM