É relevante abordar, primeiramente, as raízes desse impasse. Durante a Revolução Industrial, por meio da mecanização ocorreu a produção em série de automóveis, o que proporcionou um alto índice de pessoas visando um veículo privado. Analogamente, no contexto atual, cada vez mais há um aumento no número de carros nas ruas, visto que grande parte da população quer adquirir esse transporte,pois é sinônimo de status. Entretando, com o crescente aumento de aquisição desse veículo, houve um expansão da poluição ambiental, já que quanto mais automóveis circulando maior a emissão de diversos poluentes ao meio ambiente. Por consequência, alguns desses poluentes podem causar danos aos lençóis freáticos pelo vazamento de resíduos em postos de gasolina ou até mesmo alagamentos devido a impermeabilização do solo para o uso do veículo.Sendo assim, é inquestionável como a larga escala de automóveis intensifica a poluição do meio ambiente .
Além disso, outro fator importante a ser analisado é a dificuldade de deslocamento nas cidades . Nessa perspectiva, a Geografia explica que com o êxodo rural as cidades enfrentaram um inchaço urbano, o que promoveu dificuldades de locomoção. Segundo o G1 quase 20% da população leva mais de 1 hora para chegar ao trabalho. Isso ocorre devido aos congestionamentos. Por consequência das especulações imobiliárias e áreas periféricas. Dessa maneira, se as áreas fossem mais compactas os deslocamentos seriam mais rápidos.
Torna-se portanto evidente que a poluição ambiental e a dificuldade de deslocamento nas cidades corroboram a problemática em questão. Por isso, é necessário que o Ministério de Transporte incentive o uso de carros elétricos com o propósito de minimizar a poluição. Ademais, o Ministério de Transporte deve ampliar os transportes alternativos, tais como : barcas e metrô a fim de desincentivar a busca pelo automóvel e assim diminuir os engarrafamentos.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
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Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
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Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
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