Por Amanda1707
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#39731
Segundo o ex-presidente sul-africano Nelson Mandela, "A educação é a arma mais poderosa que você pode usar para mudar o mundo.". No entanto, esta realidade parece distante no Brasil, uma vez que os alunos das escolas do país não são estimulados ao exercício da capacidade de pensar.
Primeiramente, nota-se que este problema tem como uma de suas causas a priorização do acúmulo de informações em detrimento da interpretação do conhecimento adquirido em sala de aula. Assim, os estudantes brasileiros não compreendem a educação em sua totalidade, e acabam por perder a motivação em estudar.
Ademais, o problema é agravado pela falta de debates nas salas de aula brasileiras. É comum, por exemplo, os alunos criarem determinada opinião sobre um assunto ensinado na escola baseando-se apenas na sua vivência e não fazerem uma reflexão mais aprofundada sobre o que estudaram.
Uma educação que estimula o pensamento crítico dos estudantes deve ser prioridade. Para isso, o Ministério da Educação deve promover debates e aulas destinadas à reflexão a respeito dos conteúdos aprendidos em sala de aula. Dessa forma, as escolas formarão indivíduos capazes de transformar a sociedade, realizando o ideal citado por Neldon Mandela.

Peço que corrijam minha redação, deem sugestões de melhora e citem meios que eu poderia colocar na minha proposta de intervenção, por favor :idea:
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 120

Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com estrutura sintática mediana para o grau de escolaridade exigido, porém com alguns desvios morfossintáticos, de pontuação, de grafia ou de emprego do registro adequado ao tipo textual.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 140

Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Embora ainda possa apresentar alguns problemas no desenvolvimento das ideias, o tema, em seu texto, é bem desenvolvido, com indícios de autoria e certa distância do senso comum demonstrando bom domínio do tipo textual exigido.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 100

Você atingiu aproximadamente 50% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, ou seja, os argumentos estão pouco articulados, além de relacionados de forma pouco consistente ao ponto de vista defendido.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 100

Você atingiu aproximadamente 50% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante articula de forma mediana as partes do texto com inadequações ou alguns desvios e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 140

Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.

Por Amanda1707
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#39732
@Amanda1707, o "Neldon" na última linha do texto foi apenas um erro de digitação.
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Por jheromagnoli
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#40557
Boa noite! :)

Sua redação ficou muito pequena.
Na introdução faltou elaborar mais o que você iria abordar no desenvolvimento e na conclusão faltou o iniciar o parágrafo com um conectivo ("Portanto", por exemplo).
A argumentação ficou vaga, poderia ter citado algo a mais para fortalecer o argumento, como: dados, filmes, séries, exemplos, colocar pensamentos de Paulo Freire também.
Atenção no uso do gerúndio (NDO), tem que passar para o infinitivo (R).

Na introdução é importante destacar o que você vai problematizar no desenvolvimento, falar mais ou menos dois argumentos que você vai destrinchar no restante da redação.
Na conclusão você deve trazer as soluções para as problemáticas que você abordou e tem que citar o agente (ex.: o Estado ou o nome de algum órgão), a ação (o que deve ser feito), como vai ser feito e para qual finalidade também. Escolher uma dessas para detalhar mais.

Tem uma aba aqui no site de Materiais que tem sobre estrutura e conectivos, e também links de vídeo aula, recomendação de canais no youtube...

:idea: Lembre-se de corrigir a redação dos colegas. A gente aprende muito corrigindo, e assim todo mundo se ajuda :D
Também sugiro ler a correção da redação de outras pessoas, principalmente as mais detalhadas. E procurar as redações nota 1000 para ter uma ideia, um norte.

Espero ter te ajudado!

Pode me marcar nos comentários da redação que tento ajudar s2 || ENEM & Concurso Público
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Por Amanda1707
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#40656
jherodrigues escreveu:Boa noite! :)

Sua redação ficou muito pequena.
Na introdução faltou elaborar mais o que você iria abordar no desenvolvimento e na conclusão faltou o iniciar o parágrafo com um conectivo ("Portanto", por exemplo).
A argumentação ficou vaga, poderia ter citado algo a mais para fortalecer o argumento, como: dados, filmes, séries, exemplos, colocar pensamentos de Paulo Freire também.
Atenção no uso do gerúndio (NDO), tem que passar para o infinitivo (R).

Na introdução é importante destacar o que você vai problematizar no desenvolvimento, falar mais ou menos dois argumentos que você vai destrinchar no restante da redação.
Na conclusão você deve trazer as soluções para as problemáticas que você abordou e tem que citar o agente (ex.: o Estado ou o nome de algum órgão), a ação (o que deve ser feito), como vai ser feito e para qual finalidade também. Escolher uma dessas para detalhar mais.

Tem uma aba aqui no site de Materiais que tem sobre estrutura e conectivos, e também links de vídeo aula, recomendação de canais no youtube...

:idea: Lembre-se de corrigir a redação dos colegas. A gente aprende muito corrigindo, e assim todo mundo se ajuda :D
Também sugiro ler a correção da redação de outras pessoas, principalmente as mais detalhadas. E procurar as redações nota 1000 para ter uma ideia, um norte.

Espero ter te ajudado!
Muito obrigada pela correção!

Quando a redação estava no papel, ela ocupou o limite de 30 linhas, então acredito que ela não esteja pequena, mas realmente faltou algo na introdução e na conclusão do texto.
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Por jheromagnoli
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#40924
@Amanda1707, de nada! :D

Pode me marcar nos comentários da redação que tento ajudar s2 || ENEM & Concurso Público
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