Por CarlosED
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A obra "Iracema" de José de Alencar retrata a relação entre um homem civilizado e uma indígena de comunicação limitada, fora dos limites ficcionais, a obra pode ser utilizada para indicar a importância da comunicação na formação da sociedade. Porém essa comunicação é prejudicada por fatores como o baixo desenvolvimento escolar e a falta de inclusão no meio social para deficientes.
Convém lembrar que a baixa taxa de desenvolvimento escolar é um grande fator para a problemática - Uma vez que não é garantida a formação educacional, as taxas de analfabetismo sobem, funcionando como obstáculo na comunicação social- já que de acordo com Immanuel Kant, filósofo inglês "O homem não é nada além daquilo que a educação faz dele", assim, o conhecimento linguístico adquirido no processo educacional faz parte de toda a vida do indivíduo e caso esse conhecimento não seja assegurado, problemas como dificuldade na comunicação acabam surgindo.
Outra fator existente é a falta de inclusão para com deficientes, a falta de participação desse grupo grupo na sociedade faz com que sua capacidade social diminua, e ademais, esse problema só se agrava pois o número de escolas inclusivas vêm diminuindo muito. Assim, com tal problemática, a comunicação social inclusiva não é feita e dessa forma, devem ser feitas medidas que reparem esse cenário.
Em suma, as comunicações sociais são essenciais para o funcionamento da sociedade, e problemas como baixo desenvolvimento escolar e falta de inclusão devem ser resolvidos co urgência. Portanto, o Ministério da Educação através de projetos e campanhas de incentivo educacional deve investir no sistema escolar trazendo profissionais capacitados para as escolas, incentivando a entrada de novos estudantes tanto analfabetos como deficientes, afim de trazer o benefício da comunicação para todos.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

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