Por 1176449
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#40381
O cidadão ativo é uma pessoa comum que tem o anseio de mudar para melhor
a sua comunidade, são pessoas engajadas e determinadas que enxergam os
desafios do dia-a-dia como oportunidades, esse cidadão, muitas vezes
assumem a responsabilidade de identificar os desafios locais, formulação de
ações sustentáveis e tomada de ações em busca de mudanças positivas.
Ser um cidadão ativo significa entender nosso espaço na sociedade, identificar
os desafios e partir para a ação buscando superar os mesmos, nós podemos
encontrar uma clara percepção do que é ser um “cidadão ativo” nas
associações de moradores, organizações comunitárias, por exemplo. Em sua
maioria, os cidadãos ativos são aqueles que já têm perfil de liderança e o
exercem nestas associações, estes por vezes oferecem apoio à saúde,
promovendo ações solidárias, ajudam na manutenção de patrimônios públicos,
um exemplo deste ato são as praças em algumas localidades que recebem
apoio dos moradores e até são revitalizadas por eles, eles também incentivam
na organização, limpeza e manutenção das ruas, facilitando o trabalho dos
responsáveis pela limpeza pública.
A priori uma maneira de ser um cidadão ativo é por meio do voto, registrar voto
nas eleições e fiscalizar todo o processo até o final do mandato do
representante eleito também é um dever dos cidadãos.
Todos podemos ser cidadãos ativos, não obrigatoriamente precisamos fazer
parte de uma associação, apesar desta reunir uma boa equipe de pessoas
engajadas na missão de melhorar sua sociedade e sua comunidade, também
há caso de pessoas que mesmo de maneira individual exercem sua missão
com excelência, por isso acabam influenciando e atraindo pessoas para ajudá-
las, sem dúvida o papel destes moradores é muito importante para a sociedade
em geral, pois traz benefícios todos.[*] :D
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

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