O comportamento dos seres humanos em sociedades baseia-se nos primeiros anos de vida, de como foram ensinados a se comportarem diante de uma determinada situação. O bullying é um grande exemplo,alguns indivíduos aprendem desde os primeiros anos de vida que é errado essa prática,que são ensinados pelos seus responsáveis e outros tem o primeiro contato com essa violência no ambiente escolar,sem ter noção dos seus atos e não sabem nem se quer reagir quando presenciam essa ação.
Em 2019 ocorreu um massacre na cidade de Suzano,localizada no estado de São Paulo,um adolescente de 17 anos e um adulto de 25 anos invadiram uma escola municipal durante o horário letivo, equipados com armas de fogo assassinaram 2 funcionários e 5 estudantes, ambos os assassinos ja teriam estudado no local. Logo depois do atentado Guilherme -o adolescemte - assassinou seu comparsa e se suicidou.
Em virtude do que foi mencionado, a violência é uma circustância que influenciam diretamente nas ações. Para uma melhoria nas escolas é totalmente importante disponabilizar com a ajuda do governo livros para o público infantil retratando assuntos sobre como é impróprio o bullying, o desrespeito e a intolerância social. E usufruir dos meios de comunicações (redes sociais,videogames etc) introduzindo campanhas que foquem no público alvo -os adolescentes- direcionando a atenção contra a violência escolar.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 80
Você atingiu aproximadamente 40% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra domínio insuficiente da modalidade escrita formal da língua portuguesa, com muitos desvios gramaticais, de escolha de registro e de convenções da escrita. Seu texto apresenta estrutura sintática com certa organização, porém com muitos desvios morfossintáticos, de pontuação, de grafia ou de emprego do registro adequado ao tipo textual, que comprometem a compreensão das ideias.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 140
Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Embora ainda possa apresentar alguns problemas no desenvolvimento das ideias, o tema, em seu texto, é bem desenvolvido, com indícios de autoria e certa distância do senso comum demonstrando bom domínio do tipo textual exigido.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, ou seja, os argumentos estão pouco articulados, além de relacionados de forma pouco consistente ao ponto de vista defendido.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 80
Você atingiu aproximadamente 40% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante apresenta repertório limitado de recursos coesivos e articula as partes do texto de forma insuficiente, com muitas inadequações, o que compromete a organização das ideias.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora, de forma mediana, pouco consistente, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.