Primeiramente, destaca-se que até hoje os indígenas sofrem discriminação, sendo atacados das mais variadas formas. Entretanto a Constituição de 1988 deveria garantir a proteção desses povos, pois nela há a garantia de proteção aos povos originários. Tal constatação mostra que a Constituição não vem sendo seguida, o que torna a proteção de suas culturas impossível, assim, faz-se necessário uma ação para que os direitos desses povos não sejam desrespeitados.
Ademais, a preservação das línguas indígenas se torna um problema de educação, pois hoje a cultura indígena é completamente ignorada pela educação pública. O antropólogo Levi-Strauss constatou que o racismo científico, vigente no início do século XX, foi utilizado pra se promover um etnocídio de diversas culturas. Dessa forma, para garantir a preservação das línguas indígenas, se mostra de grande importância a utilização da educação, para que não ocorra maior perda cultural.
Portanto, para que o problema seja solucionado, reformas jurídicas e educacionais, promovidas pelo Ministério da Justiça e pelo Ministério da Educação, respectivamente, devem ser feitas, ambas por meio de verbas governamentais, visando o respeito à constituição e o ensino da cultura indígena nas escolas públicas. Somente assim esse grave problema poderá ser solucionado e os indígenas e sua cultura não correrão mais perigo.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita, neste nível, são aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizam reincidência.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 100
Você atingiu aproximadamente 50% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante articula de forma mediana as partes do texto com inadequações ou alguns desvios e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.