Avatar do usuário
Por Jududasd
Tempo de Registro Quantidade de postagens Doações
#39997
A manipulação do comportamento social não é algo que surgiu na era da internet. A propaganda nazista - Na qual culpava grupos ditos inferiores pela crise alemã - promovida durante as décadas de 30 e 40 é exemplo de que aquela sempre esteve presente na sociedade. Trazendo para a atualidade, a internet facilitou a dispersão de informações, ademais conectando ideias e pessoas. Entretanto, por consequência, oportunizou o controle e alienação do usuário.

Primordialmente, a popularização da internet no final do século xx, revolucionou o estilo de vida dos conectados. Todavia, semelhante ao episódio Manda quem pode da série Black Mirror (2016) - No qual, após ter informações pessoais na posse de um hacker, o protagonista é manipulado a realizar desafios em troca desse não vaza-las - Os usuários, recorrentemente, convivem com risco de serem expostos, uma vez que o mundo online e offline estão, agora, interligados.

Além disso, assim como cita a teoria de Emile Darkheim, a sociedade molda o comportamento social, é no universo online. Visto que pessoas, principalmente jovens, são facilmente convencidos e manipulados a terem opiniões e comportamentos dentro de um padrão imposto pelas mídias, os quais serão compartilhados e, muitas vezes, refletidos na vida offline.

Portanto, para que os usuários não sejam manipulados, urge que o ministério da educação implante aulas semanais com o intuito de debater atualidades, estas presentes no mundo digital, nos quais promoveriam a contestação e informação. Por fim, a dispersão de informações pela internet passaria de ferramenta, potencialmente, alienadora, semelhante ao marketing nazista, para tornar-se fonte de conhecimento e impulsionadora de filósofos.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 140

Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 140

Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Embora ainda possa apresentar alguns problemas no desenvolvimento das ideias, o tema, em seu texto, é bem desenvolvido, com indícios de autoria e certa distância do senso comum demonstrando bom domínio do tipo textual exigido.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 130

Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 130

Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.

Avatar do usuário
Por Geralcinoj
Tempo de Registro Quantidade de postagens
#40262
Olá, @Jududasd. Farei alguns comentários.

CORREÇÃO

A manipulação do comportamento social não é algo que surgiu na era da internet. A propaganda nazista - na qual culpava grupos ditos inferiores pela crise alemã - promovida durante as décadas de 30 e 40 é exemplo de que aquela sempre esteve presente na sociedade. Trazendo para a atualidade, a internet facilitou a dispersão de informações. Ademais, conectando ideias e pessoas. Entretanto, por consequência, oportunizou o controle e alienação do usuário.

Primordialmente, a popularização da internet no final do século XX, revolucionou o estilo de vida dos conectados. Todavia, semelhante ao episódio "Manda quem pode" da série "Black Mirror" (2016) - no qual(!) após ter informações pessoais na posse de um hacker, o protagonista é manipulado a realizar desafios em troca desse não vaza-las. Os usuários, recorrentemente, convivem com risco de serem expostos, uma vez que o mundo "online" e "offline" estão, agora, interligados.

Além disso, assim como cita a teoria de Emile Durkheim, a sociedade molda o comportamento social e no universo online. Visto que pessoas, principalmente jovens, são facilmente convencidos e manipulados a terem opiniões e comportamentos dentro de um padrão imposto pelas mídias, os quais serão compartilhados e, muitas vezes, refletidos na vida "offline".

Portanto, para que os usuários não sejam manipulados, urge que o ministério da educação implante aulas semanais com o intuito de debater atualidades. Estas presentes no mundo digital, nos quais promoveriam a contestação e informação. Por fim, a dispersão de informações pela internet passaria de ferramenta, potencialmente, alienadora, semelhante ao marketing nazista, para tornar-se fonte de conhecimento e impulsionadora de filósofos.

Observações:
O seu texto possui muitos erros em relação a escrita formal e também, erros de sintaxe, o que prejudica o entendimento da sua redação.
Recomendo que estude ou revise a estrutura de uma frase (Morfologia).
Quando for utilizar o nome de um repertório, é preciso colocá-lo entre aspas e palavras em inglês também.
Errar nomes de pessoas não te penaliza, mas atente-se sempre.

Tirei 960 no Enem de 2020 :shock: . Agradeço muito as pessoas deste site. :D. Link da minha redação. :arrow: o-estigma-associado-as-doencas-mentais- ... 28496.html
0
Avatar do usuário
Por Geralcinoj
Tempo de Registro Quantidade de postagens
#40263
Introdução
Contextualização e afirmação do problema
Afirmação do problema situando na atualidade
Causas ou soluções

A manipulação do comportamento social não é algo que surgiu na era da internet. A propaganda nazista - Na qual culpava grupos ditos inferiores pela crise alemã - promovida durante as décadas de 30 e 40 é exemplo de que aquela sempre esteve presente na sociedade. Trazendo para a atualidade, a internet facilitou a dispersão de informações, ademais conectando ideias e pessoas. Entretanto, por consequência, oportunizou o controle e alienação do usuário.


Observações:
Não consegui entender o seu repertório histórico com o tema.
As suas causas é o controle e alienação. Perceba que esses dois são as mesmas coisas no fim. Desse modo, você só apresentou uma tese, sendo que é para ser duas.

Tirei 960 no Enem de 2020 :shock: . Agradeço muito as pessoas deste site. :D. Link da minha redação. :arrow: o-estigma-associado-as-doencas-mentais- ... 28496.html
0
Avatar do usuário
Por Geralcinoj
Tempo de Registro Quantidade de postagens
#40265
Desenvolvimentos
Tópico frasal
Contextualização
Desenvolver a contextualização
Arrematação

Primordialmente, a popularização da internet no final do século xx, revolucionou o estilo de vida dos conectados. Todavia, semelhante ao episódio Manda quem pode da série Black Mirror (2016) - No qual, após ter informações pessoais na posse de um hacker, o protagonista é manipulado a realizar desafios em troca desse não vaza-las - Os usuários, recorrentemente, convivem com risco de serem expostos, uma vez que o mundo online e offline estão, agora, interligados.

Além disso, assim como cita a teoria de Emile Darkheim, a sociedade molda o comportamento social, é no universo online. Visto que pessoas, principalmente jovens, são facilmente convencidos e manipulados a terem opiniões e comportamentos dentro de um padrão imposto pelas mídias, os quais serão compartilhados e, muitas vezes, refletidos na vida offline.

Observações:
A sua citação desse episódio de "Black Mirror" se encaixa, mas o tratado pela série é muito alegórico. Você poderia ter argumentado melhor, falando diretamente da manipulação do controle do usuário. ARGUMENTE!
Sobre o segundo desenvolvimento, eu não entendi a citação de Durkheim, por causa da má escrita.
Precisou argumentar mais novamente.

Tirei 960 no Enem de 2020 :shock: . Agradeço muito as pessoas deste site. :D. Link da minha redação. :arrow: o-estigma-associado-as-doencas-mentais- ... 28496.html
0
Avatar do usuário
Por Geralcinoj
Tempo de Registro Quantidade de postagens
#40266
Conclusão
Conclusão e recapitulação
Proposta de intervenção
Resumo final

Portanto, para que os usuários não sejam manipulados, urge que o ministério da educação implante aulas semanais com o intuito de debater atualidades, estas presentes no mundo digital, nos quais promoveriam a contestação e informação. Por fim, a dispersão de informações pela internet passaria de ferramenta, potencialmente, alienadora, semelhante ao marketing nazista, para tornar-se fonte de conhecimento e impulsionadora de filósofos.

Observações:
Na proposta de intervenção, faltou um dos cinco elementos dela. (Agente; Ação; Modo; Efeito; Detalhamento)

Tirei 960 no Enem de 2020 :shock: . Agradeço muito as pessoas deste site. :D. Link da minha redação. :arrow: o-estigma-associado-as-doencas-mentais- ... 28496.html
0
Avatar do usuário
Por Jududasd
Tempo de Registro Quantidade de postagens Doações
#40719
@Geralcinoj, Oii, obrigada pela sua correção! Gostaria que explicasse melhor porque perdi tanta nota nas competências 1 e 4, uma vez que usei diversas estrategias gramáticais para compor a redação (Conjunções, apostos, vírgulas, períodos longos e curtos) e não vejo possíveis erros. Gostaria que sinalize também os lugares para que possa prestar mais atenção depois.
0
Avatar do usuário
Por Jududasd
Tempo de Registro Quantidade de postagens Doações
#40720
@Geralcinoj, Eu vi que você "excluiu" a maioria dos meus apostos (frases entre vírgulas), mas acredito que isso só prejudicou a compreensão do texto. Até onde eu sei o ponto é utilizado quando você completou o sentido de uma frase e muitas das coisas que coloquei entre vírgulas funcionam apenas como informações adicionais (o sentido não estava completo). Logo, prejudica muito o entendimento.

A manipulação do comportamento social não é algo que surgiu na era da internet. A propaganda nazista - Na qual culpava grupos ditos inferiores pela crise alemã - promovida durante as décadas de 30 e 40 é exemplo de que aquela sempre esteve presente na sociedade. Trazendo para a atualidade, a internet facilitou a dispersão de informações, ademais conectando ideias e pessoas. Entretanto, por consequência, oportunizou o controle e alienação do usuário.

Talvez a vírgula depois de "ademais" esteja incorreta, mas todos esses elementos dependem uns dos outros para fazer sentido, por isso está como um período.

Primordialmente, a popularização da internet no final do século xx revolucionou o estilo de vida dos conectados. Todavia, semelhante ao episódio Manda quem pode da série Black Mirror (2016) - No qual, após ter informações pessoais na posse de um hacker, o protagonista é manipulado a realizar desafios em troca desse não vaza-las - Os usuários, recorrentemente, convivem com risco de serem expostos, uma vez que o mundo online e offline estão, agora, interligados.

Além disso, assim como cita a teoria de Emile Darkheim, a sociedade molda o comportamento social, é no universo online. Visto que pessoas, principalmente jovens, são facilmente convencidos e manipulados a terem opiniões e comportamentos dentro de um padrão imposto pelas mídias, os quais serão compartilhados e, muitas vezes, refletidos na vida offline.

Portanto, para que os usuários não sejam manipulados, urge que o ministério da educação implante aulas semanais com o intuito de debater atualidades, estas presentes no mundo digital, nos quais promoveriam a contestação e informação. Por fim, a dispersão de informações pela internet passaria de ferramenta, potencialmente, alienadora, semelhante ao marketing nazista, para tornar-se fonte de conhecimento e impulsionadora de filósofos.

Todos apostos
0
Avatar do usuário
Por Geralcinoj
Tempo de Registro Quantidade de postagens
#40724
@Jududasd , eu já destaquei tudo que tenho a falar. A competência 1 tem essa nota porque além de ter erros do uso da vírgula, ela possui também palavras usadas de maneira inadequada (Veja na correção). Sobre a competência 4, eu realmente fiquei em dúvida em te dar 80 ou 120, mas dei 80 porque tem erros relevantes que comprometem o entendimento das ideias em seu texto, o qual acho o mais grave na sua redação.

Observação: Esqueci de falar para você para não optar pelo gerúndio na redação, pois isso não concorda com o proposto de uma dissertação. Aconselho que o substitua com pronomes relativos.
É isso. Se possuir qualquer outra dúvida, pode me marcar. Ademais, deixo claro que posso estar errado. Eu só estou falando com base em minhas experiências. Até +. :D

Tirei 960 no Enem de 2020 :shock: . Agradeço muito as pessoas deste site. :D. Link da minha redação. :arrow: o-estigma-associado-as-doencas-mentais- ... 28496.html
0
Avatar do usuário
Por Geralcinoj
Tempo de Registro Quantidade de postagens
#40726
@Jududasd , o que não entendi é a inicial maiúscula no início do aposto. É letra minúscula.
Sobre isso de que separar os períodos significa que virá outra ideia está errado. O pronome demonstrativo serve propositalmente para juntar as ideias em períodos diferentes. A palavra "ademais" é sinônimos de "além disso" e "disso" é um pronome demonstrativo, portanto é usado para referir o sujeito do período anterior. Por isso que é preciso separar ele em outro período.

Tirei 960 no Enem de 2020 :shock: . Agradeço muito as pessoas deste site. :D. Link da minha redação. :arrow: o-estigma-associado-as-doencas-mentais- ... 28496.html
0
Similar Topics
Tópicos Estatísticas Última mensagem
3 Respostas 
249 Exibições
por Kellyy
2 Respostas 
312 Exibições
por Lauany25
0 Respostas 
68 Exibições
por maria200511
0 Respostas 
67 Exibições
por mafewmelo
4 Respostas 
470 Exibições
por Samara102006
0 Respostas 
53 Exibições
por Vanex77
6 Respostas 
202 Exibições
por Felipe082
0 Respostas 
66 Exibições
por jesziara
1 Respostas 
121 Exibições
por Nilce17
0 Respostas 
48 Exibições
por Isah05

Maxy TavioCorteze lais458 Hyque Sabin[…]

A escritora norte-americana Helen Keller, é[…]

  Nesta incerteza sobre sua natureza, Roman s[…]

De acordo com a pensadora brasileira Djamila Ribei[…]

Corrija seu texto agora mesmo, é de GRAÇA!

Novo aplicativo de correção gratuita para redação ENEM