Primordialmente, a popularização da internet no final do século xx, revolucionou o estilo de vida dos conectados. Todavia, semelhante ao episódio Manda quem pode da série Black Mirror (2016) - No qual, após ter informações pessoais na posse de um hacker, o protagonista é manipulado a realizar desafios em troca desse não vaza-las - Os usuários, recorrentemente, convivem com risco de serem expostos, uma vez que o mundo online e offline estão, agora, interligados.
Além disso, assim como cita a teoria de Emile Darkheim, a sociedade molda o comportamento social, é no universo online. Visto que pessoas, principalmente jovens, são facilmente convencidos e manipulados a terem opiniões e comportamentos dentro de um padrão imposto pelas mídias, os quais serão compartilhados e, muitas vezes, refletidos na vida offline.
Portanto, para que os usuários não sejam manipulados, urge que o ministério da educação implante aulas semanais com o intuito de debater atualidades, estas presentes no mundo digital, nos quais promoveriam a contestação e informação. Por fim, a dispersão de informações pela internet passaria de ferramenta, potencialmente, alienadora, semelhante ao marketing nazista, para tornar-se fonte de conhecimento e impulsionadora de filósofos.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 140
Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 140
Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Embora ainda possa apresentar alguns problemas no desenvolvimento das ideias, o tema, em seu texto, é bem desenvolvido, com indícios de autoria e certa distância do senso comum demonstrando bom domínio do tipo textual exigido.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 130
Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 130
Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.