Essas ações ocorrem em vários ambientes, no entanto, são nas escolas que se verificam maiores incidências.
No Brasil, uma pesquisa mostrou que 20% dos estudantes praticam bullying nas escolas e 41,9% de vítimas desses atos, sofrem de alguma maneira; pelo fato de serem excluídos dos grupos de colegas, serem alvo de piadas, ameaçados e até agredidos fisicamente, gerando com isso graves consequências nas vítimas, como baixa autoestima, angústia, medo, entre outras, chegando até ao ponto de suicídio.
Os motivos do bullying geralmente são gerados por conta da condição social, do peso, tipo ou cor de cabelo, cor de pele, pela opção sexual, além de outras.
Adolescentes que sofrem bullying, geralmente crescem e acabam se tornando adultos agressivos e revoltados, dando significado para o velho ditado “violência gera violência”.
Os praticantes do bullying, geralmente são pessoas que se acham superiores, prepotentes e egocêntricas, e não têm o discernimento de que são todos iguais, porém com características diferentes. Não conseguem em nenhum momento se colocar no lugar da vítima e avaliar as consequências que esta sofre. Se sentem intocáveis.
Entre diversas soluções que o problema requer, de imediato seria a vítima informar aos seus professores, pais ou responsáveis o que está ocorrendo e estes tomarem medidas que possam coibir de vez esses atos, bem como aplicar penalidades nos autores, de forma que possa incidir sobre a vida estudantil ou profissional do indivíduo, isto é, que seu ato abusivo lhe traga certo prejuízo, no qual ele escolheria entre cumprir as regras, respeitando seus pares ou chegando a determinado ponto de se excluir ou ser excluído do meio.
Por mais insignificante que pareça o ato, as vítimas de bullying não podem deixar de comunicar o fato, e por outro lado, as pessoas que tomarão as providências devem dar total atenção a ele, uma vez que isso poderá evitar sérios problemas atuais e futuros na vida dessas pessoas, haja vista que não se trata apenas de uma brincadeira inútil, mas sim de uma vida que pode estar em jogo.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita, neste nível, são aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizam reincidência.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 40
Você atingiu aproximadamente 20% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante apresenta o assunto tangenciando o tema, ou demonstra domínio precário do texto dissertativo-argumentativo, com traços constantes de outros tipos textuais. Com essa pontuação, ou o texto tangencia a temática proposta, isto é, o assunto é mencionado por meio de palavras ou expressões, mas não é desenvolvido, ou se identificam muitas inadequações, com fragmentos de outros tipos textuais que não se configuram como argumentos, sinalizando desconhecimento da estrutura do texto dissertativo-argumentativo.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 40
Você atingiu aproximadamente 20% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. O texto não defende ponto de vista a respeito do tema proposto e/ou apresenta informações, fatos e opiniões pouco relacionados ao tema, superficiais ou incoerentes.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 40
Você atingiu aproximadamente 20% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante não articula as partes do texto ou as articula de forma precária e/ou inadequada, apresentando graves e frequentes desvios de coesão textual. Na redação enquadrada neste nível, há sérios problemas na articulação das ideias e na utilização de recursos coesivos: frases fragmentadas; frase sem oração principal; períodos muito longos sem o emprego dos conectores adequados; repetição desnecessária de palavras; não utilização de elementos que se refiram a termos que apareceram anteriormente no texto.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora, de forma mediana, pouco consistente, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.