Em primeiro lugar, é importante destacar que, a precariedade das celas como a falta de manutenção é a principal causa dessa problemática. Segundo o artigo 5 da lei te execução penal “ A falta de manutenção do encarceramento de um preso prejudicará o estado deplorável de saúde e também o seu caráter ressocializador”. Nessa perspectiva, é evidente que o indivíduo que vai para a prisão com a sua saúde 100% e de lá sai com doenças devido a mofos, tem o seu papel ressocializador não eficaz, porquanto além da discriminação da sociedade civil por ser um ex detento e ainda com doenças, é o que leva o indivíduo a cometer mais crimes por não ter escolhas.
Ademais, os abusos e agressões cometidas por agentes e policiais têm aumentado. Haja vista o caso do “ Massacre” do Carandiru, em São Paulo no ano de 1992, no qual oficialmente foram executados 111 presos . Nesse sentido, esse acontecimento histórico é visto na atualidade pela desqualificação e despreparo desses agentes de segurança que fazem conter os motins e rebeliões somente por meio da violência. Dessa forma, a superlotação e precariedades carcerárias são fatores para tal episódio.
Portanto, torna-se necessário e urgente combater esse problema. Para isso, o Conselho Nacional penitenciário juntamente com o poder judiciário,deverá, reformar as penitenciárias e promover palestras, não só restritamente aos presos, mas a toda a sociedade civil, durante o período de banho de sol, para que os encarcerados e a sociedade vejam a importância da não discriminação e o real valor da pessoa humana que deve ser respeitado segundo o 5 artigo da Constituição Federal 88, para que os encarcerados não voltem a cometer mais delitos e a sociedade e o Estado abrindo novas oportunidades. Assim, não teremos mais aquela cena do T-Bag da série Prison Break e nem ao Massacre que ocorreu no Carandiru em São Paulo.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 150
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 170
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 130
Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 180
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 140
Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.