Por Gislainelima
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#40084
Segundo o filósofo e sociólogo inglês Karl Max, o trabalho pode ser definido como uma atividade sobre a qual o ser humano emprega sua força afim de produzir meios para seu sustento. Com isso, é válido analisar como o trabalho informal no Brasil vem crescendo nas últimas décadas. Logo, é lícito afirmar que a negligência governamental e a educação contribuem para a continuidade desse cenário.
Nos últimos anos, houve grande aumento no país de atividades como prestação de serviços, vendas, entregas de comidas, entre outras. Uma das causas é a ineficiência do governo em gerar novas vagas de emprego, o fato do governo não fazer sua parte, faz com que esse número cresça cada vez mais, além disso, também temos a pandemia, que é, na atualidade o maior motivo do aumento do trabalho informal e, apesar do governo arcar com certa parte do salário da sociedade, muita gente se viu sem recursos e optaram pelo o trabalho informal por questão de mais dinheiro e sustento.
Uma pesquisa feita pelo MEC, OEI e Flacso, aponta que apenas 41,3% dos jovens brasileiros se dedicam aos estudos, outros 32,2% conciliam com o trabalho e 10,1% fazem bicos regulares. Boa parte dos jovens, principalmente da periferia, por motivos de necessidades abandonam a escola ou a faculdade para trabalhar. Com isso, por falta de conhecimento faz com que não consigam um trabalho formal, e também, por não terem oportunidades a seu favor, como cursos gratuitos, sendo, que ter algum conhecimento em um curso básico é o que a maioria das empresas pedem hoje em dia. Por falta de recursos os jovens acabam buscando a opção mais fácil, que é o trabalho informal.
Podemos concluir que o trabalho informal vem crescendo cada vez mais pela as condições que a sociedade se encontra e por não ter o apoio do governo, que poderia abrir novas vagas de emprego para diminuir o número do trabalho informal, por meio de parcerias, projetos e estágios, a fim de fazer com que todos tenham uma renda e, assim, diminuiria os riscos que o trabalho informal causa e ajudaria na economia do país. Além disso, poderia investir mais na educação, com palestras e projetos para chamar mais a atenção dos jovens para a escola, e criar recursos curriculares para os menos favorecidos, assim todos teriam formação e conhecimento para conseguir um trabalho formal e ter um ótimo futuro acadêmico.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 120

Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com estrutura sintática mediana para o grau de escolaridade exigido, porém com alguns desvios morfossintáticos, de pontuação, de grafia ou de emprego do registro adequado ao tipo textual.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 120

Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Com essa pontuação, ou o tema da redação é desenvolvido adequadamente, porém de forma previsível, com pouco avanço em relação ao senso comum ou, embora o texto demonstre domínio adequado do tipo textual exigido, a progressão textual apresenta algum problema.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 100

Você atingiu aproximadamente 50% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, ou seja, os argumentos estão pouco articulados, além de relacionados de forma pouco consistente ao ponto de vista defendido.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 100

Você atingiu aproximadamente 50% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante articula de forma mediana as partes do texto com inadequações ou alguns desvios e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 120

Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora, de forma mediana, pouco consistente, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.

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Por kalliny
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#40089
A ideia do seu texto é boa em si, mas apresenta alguns argumentos mal colocados.
Sua introduçao possui contexto, tema e tese. Uma dica, em vez de utilizar "educação" utilize algo como evasão escolar ou falta de capacidade ou formação profissional, pq pareceu que a educação fosse a geradora do problema.
Utilize mais conectivos e evite palavras conjugadas em primeira pessoa (nos, vamos, temos, deveríamos,etc)
Seu desenvolvimento aprensenta períodos mt longos, deixando o parágrafo cansativo e suscetível ao erro uma vez que vc acaba utilizando mts vírgulas. Além das palavras com mt repetição como "jovens" no terceiro parágrafo.
Eu gostei da sua proposta mas ela não foi bem elaborada.
Antes de começar a escrever,pense, organize e elabore melhor cada parte do seu texto. Espero ter ajudado de alguma forma e bons estudos ☺️
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