Nos últimos anos, houve grande aumento no país de atividades como prestação de serviços, vendas, entregas de comidas, entre outras. Uma das causas é a ineficiência do governo em gerar novas vagas de emprego, o fato do governo não fazer sua parte, faz com que esse número cresça cada vez mais, além disso, também temos a pandemia, que é, na atualidade o maior motivo do aumento do trabalho informal e, apesar do governo arcar com certa parte do salário da sociedade, muita gente se viu sem recursos e optaram pelo o trabalho informal por questão de mais dinheiro e sustento.
Uma pesquisa feita pelo MEC, OEI e Flacso, aponta que apenas 41,3% dos jovens brasileiros se dedicam aos estudos, outros 32,2% conciliam com o trabalho e 10,1% fazem bicos regulares. Boa parte dos jovens, principalmente da periferia, por motivos de necessidades abandonam a escola ou a faculdade para trabalhar. Com isso, por falta de conhecimento faz com que não consigam um trabalho formal, e também, por não terem oportunidades a seu favor, como cursos gratuitos, sendo, que ter algum conhecimento em um curso básico é o que a maioria das empresas pedem hoje em dia. Por falta de recursos os jovens acabam buscando a opção mais fácil, que é o trabalho informal.
Podemos concluir que o trabalho informal vem crescendo cada vez mais pela as condições que a sociedade se encontra e por não ter o apoio do governo, que poderia abrir novas vagas de emprego para diminuir o número do trabalho informal, por meio de parcerias, projetos e estágios, a fim de fazer com que todos tenham uma renda e, assim, diminuiria os riscos que o trabalho informal causa e ajudaria na economia do país. Além disso, poderia investir mais na educação, com palestras e projetos para chamar mais a atenção dos jovens para a escola, e criar recursos curriculares para os menos favorecidos, assim todos teriam formação e conhecimento para conseguir um trabalho formal e ter um ótimo futuro acadêmico.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com estrutura sintática mediana para o grau de escolaridade exigido, porém com alguns desvios morfossintáticos, de pontuação, de grafia ou de emprego do registro adequado ao tipo textual.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Com essa pontuação, ou o tema da redação é desenvolvido adequadamente, porém de forma previsível, com pouco avanço em relação ao senso comum ou, embora o texto demonstre domínio adequado do tipo textual exigido, a progressão textual apresenta algum problema.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 100
Você atingiu aproximadamente 50% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, ou seja, os argumentos estão pouco articulados, além de relacionados de forma pouco consistente ao ponto de vista defendido.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 100
Você atingiu aproximadamente 50% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante articula de forma mediana as partes do texto com inadequações ou alguns desvios e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora, de forma mediana, pouco consistente, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.