De acordo com a Organização das Nações Unidas (ONU), o acesso à internet é um direito humano, ou seja, o seu não acesso é uma violação. Contudo, a questão financeira impede muitos brasileiros de terem o acesso a esse meio de comunicação. Pesquisas feitas pelo Instituto Brasileiro de Geografia (IBGE), apontaram que 25% da população faz parte dos prejudicados. É inconformável está situação, pois ela ocasiona a total exclusão digital.
Em consonância, se tem a questão de uso, a falta de competências digitais. A Universidade de Itaúna (UIT), indicou que há 40 países que mais da metade da população não sabe fazer coisas simples como anexar um e-mail. Este também é um fator inconformável que afasta pessoas da tecnologia.
Portanto, é necessário que o Ministério da Ciência, Tecnologia e Informação, torne possível o acesso à internet em lugares carentes a partir de um plano gratuito e fixo, com a finalidade de garantir os direitos humanos. Ongs também devem abrir cursos de aprendizado à tecnologia com o auxílio financeiro do Governo, somente assim acabará a exclusão digital.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada