Primeiramente, é preciso salientar que a falta de debate amplo sobre os efeitos da tecnologia é uma causa latente do problema. Segundo Focautt, na sociedade pós-moderna, muitos temas são silenciados para que estruturas de poder sejam mantidas. Diante disso, verifica-se que o silêncio mediático em torno da tecnologia mantém a estrutura de poder das empresas que lucram com a venda de smartphones, o que contribui com a falta de conhecimento da população jovem tornando seu uso excessivo descontrolado.
Em segundo plano, outra causa para a configuração da questão é negligência escolar. Nessa perspectiva Kant famoso pensador, defende que o homem é resultado da educação que teve. Sob essa lógica, se há um problema social, há como base uma lacuna educacional, onde falta uma abordagem dos riscos que o excesso do uso da tecnologia traz para a saúde e por consequência, para a vida dos jovens. Assim, a isenção educacional de responsabilidade sobre o tema é um desafio.
Portanto uma intervenção faz-se necessária. Para isso é preciso que as escolas criem uma semana para rodas de conversas sobre o uso da tecnologia a favor da aprendizagem, por meio da compreensão dos professores e psicólogos, a fim de quebrar o silenciamento em torno do tema. Tal ação deve ser aberta à comunidade para que a escola cumpra seu papel social. A partir disso poderá se consolidar uma geração melhor.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita, neste nível, são aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizam reincidência.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Embora ainda possa apresentar alguns problemas no desenvolvimento das ideias, o tema, em seu texto, é bem desenvolvido, com indícios de autoria e certa distância do senso comum demonstrando bom domínio do tipo textual exigido.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, ou seja, os argumentos estão pouco articulados, além de relacionados de forma pouco consistente ao ponto de vista defendido.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora, de forma mediana, pouco consistente, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.