Hoje vivemos a era da informação, em fatos ocorridos, em questão de munitos são publicados em plataformas de comunicação. Segundo o Instituto de pesquisa de Massachusetts, no Estados Unidos às notícias falsas circulam 70% mais do que as verdadeiras. Essa realidade também pode ser vista no Brasil, em que usuários sofrem com a insegurança de compartilhar uma noticia em suas redes sociais.
O cidadão brasileiro hoje enfrenta a grande dificuldade em descobrir se o fato noticiado e verdadeiro ou não se passar de um mito, seja ele um anúncio ou uma noticia publicada em grupos de usuários. Em alguns casos a fake news pode levar pessoas à cometerem crimes, foi o caso ocorrido no estado de São Paulo na cidade de Guarujá, em que Fabiane de Jesus foi espancada e morta por uma susposta notícia que ela seria uma sequestradora de crianças. Esse acontecimento seve de exemplo para que podemos repensar antes de acreditar em uma suposta noticia.
Portanto, com o grande propagação de fake news deve se criar uma plataforma governamental, para bloquear sites, aplicativos e publicação em redes sociais que criam e compartinham noticias falsas. E também haver punição a pessoas que criam notícias fakes em nossa sociedade brasileira.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 60
Você atingiu aproximadamente 30% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra domínio insuficiente da modalidade escrita formal da língua portuguesa, com muitos desvios gramaticais, de escolha de registro e de convenções da escrita. Seu texto apresenta estrutura sintática com certa organização, porém com muitos desvios morfossintáticos, de pontuação, de grafia ou de emprego do registro adequado ao tipo textual, que comprometem a compreensão das ideias.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 140
Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Embora ainda possa apresentar alguns problemas no desenvolvimento das ideias, o tema, em seu texto, é bem desenvolvido, com indícios de autoria e certa distância do senso comum demonstrando bom domínio do tipo textual exigido.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 130
Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 150
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.