Por manuele
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#39861
São Tomás de Aquino defendeu que todas as pessoas precisam ser tratadas com a mesma importância. No entanto, a questão do combate à homofobia contraria o ponto de vista do filósofo, uma vez que, no Brasil, esse grupo é vítima constante de discriminação. Nesse contexto percebe-se a configuração de um grave problema de contornos específicos, em virtude da formação familiar e da lacuna de representatividade.
Convém ressaltar, a princípio, que a formação familiar é um fator determinante para a persistência do problema. De acordo com o sociólogo Talcott Parsons, a família é uma máquina que produz personalidades humanas. Por essa ótica, a problemática do combate à homofobia apresenta-se como um pensamento passado de geração em geração, o que dificulta seu extermínio por forças externas, já que o problema encontra-se dentro das casas das pessoas brasileiras e estende-se por uma longa linha de tempo.
Além disso, cabe ressaltar que a lacuna de representatividade é um forte embecilho para a resolução do problema. Para Rupo Kaur, “A representatividade é vital”. A poetisa ilustra sua tese fazendo alusão à uma borboleta que tenta ser mariposa por estar rodeada delas, fora da poesia verifica-se que a questão do combate à homofobia é fortemente impactada pela lacuna de representatividade presente no problema, que não está sendo fortemente encarnada pelas autoridades sejam governamentais, sejam midiáticas. Dessa forma, o tema não recebe a atenção devida o que acaba por dificultar a situação sobre ele.
É fundamental, portanto, a criação de ações que popularizem o efeito que os antepassados têm sobre a forma de pensar da sociedade atual, pelo Ministério da Educação, em parceria com o Ministério Público. Tais ações devem se dar por meio de vídeos nas redes sociais sobre a responsabilidade e a importância que a família tem na formação de uma opinião coletiva e dos indivíduos enquanto seres singulares, além de relatos de experiência, dados estatísticos, visando a quebra de paradigmas socialmente alimentados.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 180

Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita, neste nível, são aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizam reincidência.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 180

Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.

Por Amanda1707
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#39967
Excelente texto! Amei a forma como você escreveu do seu jeito, sem apelar para o comum, mas ainda dentro do que é exigido no Enem para uma boa nota.

O uso das conjunções está adequado, porém é preciso um pouco mais de cuidado com a repetição excessiva de palavras.

A proposta de intervenção está quase completa. Apenas fiquei em dúvida entre as notas 200 e 160, porque o texto não deixou a ação muito clara, apenas o agente, o modo, a finalidade e o detalhamento.

Apontarei aqui o que precisa ser corrigido:

❌"devida o que acaba"
✅"devida, o que acaba"

❌"autoridades sejam"
✅"autoridades, sejam"

No primeiro parágrafo, coloque a profissão de Tomás de Aquino, ou a palavra "filósofo". Afinal, ele estudou a filosofia e tem uma certa propriedade para fazer citações como a do seu texto.

E no último parágrafo, a ideia de "popularizar o efeito que os antepassados têm sobre a forma de pensar da sociedade atual" ficou meio confusa, porque em uma primeira leitura, parece que se trata de tornar esse efeito uma tendência, ou seja, fazer com que todos pensem da mesma forma que os antepassados, o que não condiz com a proposta do texto.
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