Por cilbelle
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#39842
Para o filósofo John Locke é obrigação do estado se assegurar sobre os direitos dos cidadãos à vida, à liberdade, e à propriedade, buscar o bem público, e punir quem violasse os direitos dos outros. Podemos levar esse pensamento em conta quando se trata do Sistema Único de Saúde, pois ele se encaixa perfeitamente no quesito “bem-estar da população” em que o filósofo menciona.
O surgimento do centro de saúde pública foi uma ação revolucionária no ano de 1988, quando a constituição federal promulgou o estado como responsável por garantir os direitos básicos dos cidadãos. O SUS é o único sistema público de saúde que atende 200 milhões de pessoas, mas aí que vem a problemática, apesar do Brasil ser obrigado a dar assistência de saúde gratuita para a população, o governo investe bem menos na área.
E não é como se a população não soubesse disso; nos últimos 14 anos somam mais de 14,5 bilhões de reais que eram direcionados ao Sistema Único de Saúde e que simplesmente sumiram por causa da corrupção. O fato dos brasileiros não ficarem abismados foi a depreciação, melhor dizendo, a desvalorização do SUS ao longo dos anos.
Ante ao exposto, se é perceptível que medidas precisam ser tomadas. Por isso, cabe ao Governo federal e ao Ministério da Saúde uma maior austereza em relação ao desvio de verba e, também, melhor administração para que possam melhorar a infraestrutura dos hospitais; a população também se conscientizar, procurar entender a importância do Sistema Único de Saúde, para que assim então o país possa servir de exemplo para outros.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 120

Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com estrutura sintática mediana para o grau de escolaridade exigido, porém com alguns desvios morfossintáticos, de pontuação, de grafia ou de emprego do registro adequado ao tipo textual.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 120

Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Com essa pontuação, ou o tema da redação é desenvolvido adequadamente, porém de forma previsível, com pouco avanço em relação ao senso comum ou, embora o texto demonstre domínio adequado do tipo textual exigido, a progressão textual apresenta algum problema.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 120

Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, ou seja, os argumentos estão pouco articulados, além de relacionados de forma pouco consistente ao ponto de vista defendido.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 120

Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula de forma mediana as partes do texto com inadequações ou alguns desvios e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 80

Você atingiu aproximadamente 40% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, sem clareza, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto.

Por Ashiley
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#39883
@cilbelle

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Introdução
Para o filósofo John Locke é obrigação do eEstado se assegurar sobre os direitos dos cidadãos à vida, à liberdade, e à propriedade, buscar o bem público, e punir quem violasse (Ficaria melhor "violar") os direitos dos outros (Ficaria melhor "do próximo"). Podemos (Não use primeira pessoa, seja impessoal. Substitua por "No entanto" para criar uma contradição, pois a contradição ficaria melhor já que o pensamento do filósofo é algo positivo, mas a realidade é negativa) levar esse pensamento em conta quando se trata (Trecho desnecessário) do Sistema Único de Saúde, pois ele se encaixa perfeitamente no quesito “bem-estar da população” em que o filósofo menciona.
Sua introdução precisa ser melhor elaborada. Ela contém repertório e problematização, mas falta deixar a tese mais explícita e mudar alguns trechos... faça outro período para a tese, mostrando sua opinião sobre a temática e cite também as causas do problema, mesmo não sendo obrigatório, mas é interessante citá-las.

Sua intro ficaria assim:
Para o filósofo John Locke é obrigação do Estado se assegurar sobre os direitos dos cidadãos à vida, à liberdade, e à propriedade, buscar o bem público, e punir quem viola o direito do próximo. No entanto, não é o que ocorre no que diz respeito ao Sistema Único de Saúde, no quesito “bem-estar da população”, pois o SUS é desvalorizado constantemente. Nesse sentido, observa-se um problema delicado que tem como causas a/o ARGUMENTO 1 e a/o ARGUMENTO 2.

Obs: Em ARGUMENTO 1 e 2 você deve substituir por duas causas que na sua opinião fazem com que o problema exista. No entanto, ao colocar essas causas o argumento 1 você desenvolveria no desenvolvimento 1 e o 2 no desenvolvimento 2. Logo, teria que refazer toda a redação!

Desenvolvimento 1
(Use um conectivo aqui, como "primeiramente") O surgimento do centro de saúde pública foi uma ação revolucionária no ano de 1988, quando a cConstituição fFederal promulgou o eEstado como responsável por garantir os direitos básicos dos cidadãos. O SUS é o único sistema público de saúde que atende 200 milhões de pessoas, mas aí que vem a problemática (Trecho um pouco coloquial), apesar do Brasil ser obrigado a dar assistência de saúde gratuita para a população, o governo investe bem menos na área.
Seu parágrafo está desorganizado. Faça primeiro o tópico frasal, depois o repertório sociocultural e argumente.

Desenvolvimento 2
(Faltou um conectivo aqui, como "Além disso") E não é como se a população não soubesse disso; nos últimos 14 anos somam mais de 14,5 bilhões de reais que eram direcionados ao Sistema Único de Saúde e que simplesmente sumiram por causa da corrupção. O fato dos brasileiros não ficarem abismados foi a depreciação, melhor dizendo, a desvalorização do SUS ao longo dos anos.
Muito desorganizado. Primeiro você tem que fazer o tópico frasal (período em que você escreve sobre o que vai ser o desenvolvimento brevemente), depois insira o repertório e argumente de forma mais aprofundada. Essas três etapas de preferência, é melhor se forem feitas cada uma em períodos diferentes.

Conclusão
Ante ao exposto, se (Desnecessário) é perceptível que medidas precisam ser tomadas. Por isso, cabe ao Governo federal e ao Ministério da Saúde (AGENTE) uma maior austereza em relação ao desvio de verba e, também, melhor administração para que possam melhorar a infraestrutura dos hospitais; a população também se conscientizar, procurar entender a importância do Sistema Único de Saúde (AÇÃO), para que assim então o país possa servir de exemplo para outros.
Sua proposta de intervenção está incompleta, falta o meio/modo, o detalhamento e um efeito/finalidade (pelo menos mais evidente). 80 na C5!

É isso, melhore nesses quesitos que chamei atenção. O ideal é refazer a redação usando as duas causas que falei anteriormente. Leia redações 900 + aqui da plataforma e você vai perceber que usam duas causas ou uma causa e uma consequência. Bons estudos!
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Por Ashiley
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#39884
Ah, use mais conectivos também, no entanto, conectivos corretos que se encaixem no contexto. Use sempre um conectivo no início do desenvolvimento 1 e 2 e na conclusão. Além disso, use eles também em cada início de período (cada início de ponto). Espero ter ajudado!
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Por cilbelle
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#39890
Ashiley escreveu:Ah, use mais conectivos também, no entanto, conectivos corretos que se encaixem no contexto. Use sempre um conectivo no início do desenvolvimento 1 e 2 e na conclusão. Além disso, use eles também em cada início de período (cada início de ponto). Espero ter ajudado!
okay, vou corrigir ela e estruturar melhor, muito obrigada!
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