Em primeiro lugar, é importante ressaltar que, mesmo sendo uma das profissões que mais tem disponibilidade de emprego, os professores não possuem a valorização merecida, nem no salário e nem no respeito. Uma pesquisa com a OCDE (Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico), afirma que o Brasil é o país com maior número de agressões aos professores no mundo. Em consequência disso, muitos estudantes se sentem desmotivados com o caminho que escolheu e, além disso, a sociedade brasileira juntamente com o governo, desrespeita a profissão menosprezando o seu devido valor.
Portanto, é necessário que medidas sejam tomadas para reduzir tal desrespeito. Primeiramente, o governo, junto com o ministério da educação, deve investir com mais abundância na educação - principalmente a pública - e na carreira dos professores, para que ambos tenham mais recursos. Pois, segundo o economista britânico Sir Arthur Lewis "Educação nunca foi despesa. Sempre foi investimento com retorno garantido". Também seria de grande importância que alunos tivessem contato com psicólogos no ambiente escolar para que possam equilibrar o emocional e suas ações. Assim, tanto os professores em geral quanto a educação pública seriam mais valorizados.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Embora ainda possa apresentar alguns problemas no desenvolvimento das ideias, o tema, em seu texto, é bem desenvolvido, com indícios de autoria e certa distância do senso comum demonstrando bom domínio do tipo textual exigido.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 80
Você atingiu aproximadamente 40% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas desorganizados ou contraditórios e limitados aos argumentos dos textos motivadores apresentados na proposta de redação.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora, de forma mediana, pouco consistente, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.