A produção de carne é um desperdício já que o gado consome mais grãos que os humanos e produzem uma quantidade pequena de carne que futuramente será o alimento do sujeito que poderia ter optado pelos grãos. O esbanjamento vai além de alimentos, o desbarato de água é enorme, já que para cada 1k de carne bovina se é usada cerca de 15 mil litros de água, segundo a Organização de Nações Unidas para a Alimentação e para a Agricultura (FAO).
O consumo exagerado da carne deixa o planeta mais frágil, a Terra não tem mais tanto a dar e não recebe nada em troca, no filme Pocahontas da Disney, que conta a história de uma indígena conhecendo um britânico ela canta em sua música principal: “cada pedra, planta e criatura é um ser e tem alma” e no decorrer do filme podemos ver como a floresta onde vive a Pocahontas e sua tribo está preservada, e eles usufruem dos recursos da terra sem gastos e respeitando a vida animal, conscientizando dessa forma o britânico. A solução viável para tamanho problema, seria que o governo implantasse uma lei que pudesse diminuir a produção de carne assim economizando água e diminuindo os poluentes que a pecuária causa, e através da mídia o Ministério da Ciência, tecnologia e inovações (MCTI) junto ao Ministério do Meio Ambiente (MMA) deveria efetuar propagandas e campanhas que informam as pessoas sobre os benefícios da vida vegana e o que realmente acontece na geração da carne, assim conscientizando a todos através dos fatos disseminados e respondendo dúvidas.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 133
Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 113
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Com essa pontuação, ou o tema da redação é desenvolvido adequadamente, porém de forma previsível, com pouco avanço em relação ao senso comum ou, embora o texto demonstre domínio adequado do tipo textual exigido, a progressão textual apresenta algum problema.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 87
Você atingiu aproximadamente 50% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, ou seja, os argumentos estão pouco articulados, além de relacionados de forma pouco consistente ao ponto de vista defendido.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 80
Você atingiu aproximadamente 40% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante apresenta repertório limitado de recursos coesivos e articula as partes do texto de forma insuficiente, com muitas inadequações, o que compromete a organização das ideias.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 107
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora, de forma mediana, pouco consistente, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.