A princípio, vale ressaltar que a relação com culturas diferentes é um fator que contribui para este impasse. Outrossim, com a chegada dos portugueses ao Brasil em 1500 houve a inserção de aspectos culturais dos colonizadores entre eles a fala. Logo, a imposição da língua portuguesa sobre a indígena, assim como o contato com os mecanismos culturais atuais como, por exemplo, a música e a televisão despertam nos nativos mais jovens um desinteresse em aprender o modo de fala da aldeia a qual pertencem.
Além disso, esta problemática é reflexo da desvalorização do índio no país. Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), cerca de 274 línguas indígenas são faladas no Brasil, apesar disso o português - idioma oficial do país - recebe maior importância não só nas escolas, como também nas mídias digitais. Por conseguinte,as variedades de línguas indígenas existentes são tidas como inferiores e irrelevantes,
dessa forma infelizmente é notória a falta de valorização dada aos nativos.
Portanto, é incontestável que a extinção de línguas indígenas é um obstáculo recorrente na sociedade. Cabe ao Ministério da Educação Junto à FUNAI - Fundação Nacional do Índio - implantar dentro de todas as aldeias existentes no Brasil aulas semanais, por meio de vídeos ilustrativos que expressem a riqueza cultural dessas línguas. Esse projeto contará com a ajuda de profissionais capacitados como, por exemplo, professores, A fim de preservar a linguística dos nativos e despertar o interesse dos índios mais jovens. Pois somente seguindo os ideais românticos e prezando pela valorização do Índio é que se alcançará uma sociedade igualitária.
@Andree
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 173
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita, neste nível, são aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizam reincidência.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Embora ainda possa apresentar alguns problemas no desenvolvimento das ideias, o tema, em seu texto, é bem desenvolvido, com indícios de autoria e certa distância do senso comum demonstrando bom domínio do tipo textual exigido.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 173
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, ou seja, os argumentos selecionados estão organizados e relacionados de forma consistente com o ponto de vista defendido e com o tema proposto, configurando-se independência de pensamento e autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 173
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 133
Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.