Primeiramente, é primordial salientar que, a falta de debate é uma causa latente da problemática. Sob a premissa do filósofo Habermas: " A linguagem é uma verdadeira forma de ação ". Seguindo esse raciocínio, é nítido que grande parte da população não dialogam sobre os melhores meios de proteção do meio ambiente e com isso a natureza é degradada com as altas quantidades de lixo e, lamentavelmente, afeta todas as populações globais, é perceptível falta de educação no currículo escolar. Dessa forma, é importante mudanças estatais para reverter tal conjuntura.
Em segundo plano, outro desafio a ser encontrado está na falha da mídia. Segundo Betinho, sociólogo brasileiro: " Só a participação cidadã é capaz de mudar o país " . Sob essa lógica, é inaceitável a ausência rigorosa midiática das catástrofes ambientais, pois torna-se insubstituível a disseminação de informações dos prejuízos como rios poluídos , destruição da camada de ozônio entre outros. Logo, as nações precisam unirem-se na luta da recuperação ambiental, é imprescindível expandir intensamente os danos ocasionados para o apoio das pessoas.
Portanto, é preciso revolver esse impasse. Assim, urge que o as escolas criem uma semana de rodas de conversas por meio da participação de engenheiros ambientais. Tal ação deve ser aberta à toda comunidade e acompanhar material impresso com as trajetórias para a preservação do meio ambiente - como colocar os lixos nos locais adequados - não apenas isso mas Governo também carece expandir as formas de cuidados na televisão e nas redes sociais a fim de concientizar o público. Somente com a união das populações dos diversos países as sociedades poderam, enfim, transformar o mundo em um lugar habitável com a proteção da natureza.
@Andree
Olhei algumas de suas correções e gostaria que corrigisse minha a redação.
Poderia ?
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 180
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.