Constata-se, a princípio, que, com o advento das novas tecnologias publicitárias, o mercado alimentício consegue atingir o público infantil como maior facilidade, o que corrobora a criação de maus hábitos alimentares. De acordo com os sociólogos Adorno e Horkheimer, na obra "Indústria cultural", que a visão sobre o lucro tende a massificar e uniformizar os gastos a partir dos meios de comunicação. Nessa perspectiva, o público infantil que ainda está em processo de emancipação intelectual é facilmente atraído pelo marketing alimentar, que divulga alimentos atrativos e com brinquedos, porém são alimentos processados, ricos em gorduras, carboidratos e pouco nutritivos. Desse modo, com a persuasão dos anúncios e o aumento de ingestão de alimentos industrializados, as crianças se tornam as principais vítimas da obesidade.
Ressalta-se, ademais, que a baixa prática de atividades físicas é um fator que aumenta os índices de obesidade no Brasil. Segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), em 2017, 9,4% das meninas e 12,4% dos meninos eram obesos, sendo a inatividade física o principal motivo. Nessa lógica, o sedentarismo, vinculado a uma alimentação industrializada e com baixo teor nutricional, faz com que o público infantojuvenil seja um dos principais grupos sujeitos a desenvolver doenças crônicas mais graves, como diabetes, hipertensão e cardiopatias. Dessa maneira, com persistência de tais hábitos pelo público infantil, é possível uma redução de expectativa de vida.
Portanto, medidas são necessárias para mitigar os impasses e, assim, poder mudar o cenário epidêmico como evidenciado no documentário " Muito Além do Peso". Logo, cabe ao Ministério da Educação, em conjunto com o Ministério da Saúde, promover fóruns educacionais, através de grupos de apoio e palestras em escolas para pais e alunos. Por meio, de eventos ministrados por profissionais da saúde como médicos, nutricionistas e educadores físicos sobre a importância de uma alimentação nutritiva, balanceada e, por fim, a criação de um programa de exercícios físicos lúdicos no ambiente escolar, a fim de criar um público infantil consciente sobre o impacto da alimentação e movimentação do corpo no desenvolvimento de doenças. Sendo assim, sucederá uma redução dos índices de obesidade infantil no Brasil.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 186
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita, neste nível, são aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizam reincidência.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, ou seja, os argumentos selecionados estão organizados e relacionados de forma consistente com o ponto de vista defendido e com o tema proposto, configurando-se independência de pensamento e autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 189
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 194
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.