Tal como ocorreu com o incêndio do Museu Nacional do Rio em 2018. O qual guardava Lúzia, o fóssil mais antigo já encontrado na América do Sul. O professor da USP, ligado a parte arqueológica e etnológica da instituição, André Strauss, afirmou que “Um país que não consegue cuidar de um museu, está à beira da barbárie” e concluiu com “Foram perdidos 200 anos da história”.
Da mesma maneira, que inúmeros povos indígenas são assassinados todos os anos desde a colonização, que tinha 3 milhões de índios. Um levantamento, feito pelo IBGE em 2010, constou que só existem 869,9 mil índios, aproximadamente 29,9% em comparação com o período colonial. Visto que, seus direitos foram concebidos tardiamente.
Portanto, para aumentar a valorização e preservação do patrimônio histórico-cultural do Brasil, medidas devem ser tomadas. Faz-se necessário, pois, que o MEC, em parceria com o, criem ateliês em escolas e espações públicos, como praças, por meio de exposições com historiadores e sociólogos, que mostrem que o papel desse legado para as pessoas me geral. Além disso, podem ser utilizadas apresentações teatrais, como o Projeto Matintando promove no Pará. Assim, possivelmente, a sociedade “crie” pés, para que nosso tesouro nacional seja valorizado.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com estrutura sintática mediana para o grau de escolaridade exigido, porém com alguns desvios morfossintáticos, de pontuação, de grafia ou de emprego do registro adequado ao tipo textual.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Com essa pontuação, ou o tema da redação é desenvolvido adequadamente, porém de forma previsível, com pouco avanço em relação ao senso comum ou, embora o texto demonstre domínio adequado do tipo textual exigido, a progressão textual apresenta algum problema.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, ou seja, os argumentos estão pouco articulados, além de relacionados de forma pouco consistente ao ponto de vista defendido.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula de forma mediana as partes do texto com inadequações ou alguns desvios e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora, de forma mediana, pouco consistente, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.