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Por DuannySilva
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#39703
Segundo o ensaísta Joseph Joubert, “Quem tem imaginação, mas não tem cultura, possui asas, mas não tem pés”. Porquanto, mesmo tendo uma boa “idealização”, a cultura e a história ainda fazem-se necessárias, porque sem elas várias memórias da humanidade serão apagadas.
Tal como ocorreu com o incêndio do Museu Nacional do Rio em 2018. O qual guardava Lúzia, o fóssil mais antigo já encontrado na América do Sul. O professor da USP, ligado a parte arqueológica e etnológica da instituição, André Strauss, afirmou que “Um país que não consegue cuidar de um museu, está à beira da barbárie” e concluiu com “Foram perdidos 200 anos da história”.
Da mesma maneira, que inúmeros povos indígenas são assassinados todos os anos desde a colonização, que tinha 3 milhões de índios. Um levantamento, feito pelo IBGE em 2010, constou que só existem 869,9 mil índios, aproximadamente 29,9% em comparação com o período colonial. Visto que, seus direitos foram concebidos tardiamente.
Portanto, para aumentar a valorização e preservação do patrimônio histórico-cultural do Brasil, medidas devem ser tomadas. Faz-se necessário, pois, que o MEC, em parceria com o, criem ateliês em escolas e espações públicos, como praças, por meio de exposições com historiadores e sociólogos, que mostrem que o papel desse legado para as pessoas me geral. Além disso, podem ser utilizadas apresentações teatrais, como o Projeto Matintando promove no Pará. Assim, possivelmente, a sociedade “crie” pés, para que nosso tesouro nacional seja valorizado.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 120

Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com estrutura sintática mediana para o grau de escolaridade exigido, porém com alguns desvios morfossintáticos, de pontuação, de grafia ou de emprego do registro adequado ao tipo textual.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 120

Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Com essa pontuação, ou o tema da redação é desenvolvido adequadamente, porém de forma previsível, com pouco avanço em relação ao senso comum ou, embora o texto demonstre domínio adequado do tipo textual exigido, a progressão textual apresenta algum problema.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 120

Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, ou seja, os argumentos estão pouco articulados, além de relacionados de forma pouco consistente ao ponto de vista defendido.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 120

Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula de forma mediana as partes do texto com inadequações ou alguns desvios e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 120

Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora, de forma mediana, pouco consistente, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.

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Por DuannySilva
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#39710
Na hora de digitar aqui no APP eu esqueci de colocar o nome da parceria, o qual é o IPHAN, peço perdão e aceito as críticas quanto a isso.
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Por Ashiley
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#39734
@DuannySilva

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Comentários

Introdução
Segundo o ensaísta Joseph Joubert, “Quem tem imaginação, mas não tem cultura, possui asas, mas não tem pés”. Porquanto, mesmo tendo uma boa “idealização”, a cultura e a história ainda fazem-se necessárias, porque sem elas várias memórias da humanidade serão apagadas.
Sua introdução não é muito elaborada e falta uma melhor problematização e tese. Você precisa deixar claro que o tema é um problema e mostrar sua opinião sobre o tema, além disso é interessante citar as causas da problemática mesmo não sendo obrigatório, pois isso demonstra projeto de texto!

Desenvolvimento 1
(Faltou um conectivo aqui melhor) Tal como ocorreu com o incêndio do Museu Nacional do Rio em 2018. O qual guardava Lúzia Luzia, o fóssil mais antigo já encontrado na América do Sul. (Faltou conectivo aqui) O professor da USP, ligado a parte arqueológica e etnológica da instituição, André Strauss, afirmou que “Um país que não consegue cuidar de um museu, está à beira da barbárie” e concluiu com “Foram perdidos 200 anos da história”.
Muito desorganizado. Não houve tópico frasal e o repertório se misturou com argumentação, porém a argumentação foi rasa e alguns trechos expositivos. Faça o tópico frasal primeiro, depois insira o repertório e depois argumente.

Desenvolvimento 2
Da mesma maneira (Outro conectivo se adequaria melhor aqui), que inúmeros povos indígenas são assassinados todos os anos desde a colonização, que tinha 3 milhões de índios. (Faltou um conectivo aqui) levantamento, feito pelo IBGE em 2010, constou que só existem 869,9 mil índios, aproximadamente 29,9% em comparação com o período colonial. Visto que, seus direitos foram concebidos tardiamente.
Seu parágrafo está desorganizado. O tópico frasal poderia ser mais breve e o repertório foi muito misturado com a argumentação (sua argumentação também foi muito rasa). Logo, faça cada um em um período diferente de preferência, ok?

Conclusão
Portanto, para aumentar a valorização e preservação do patrimônio histórico-cultural do Brasil, medidas devem ser tomadas. Faz-se necessário, pois (Esse "pois" foi desnecessário e não foi um conectivo adequado), que o MEC, em parceria com o IPHAN (AGENTE), criem ateliês em escolas e espações espaços públicos, como praças (AÇÃO), por meio de exposições com historiadores e sociólogos, que mostrem que o papel desse legado para as pessoas me no geral (MEIO/MODO). Além disso, podem ser utilizadas apresentações teatrais, como o Projeto Matintando promove no Pará (AÇÃO). Assim, possivelmente, a sociedade “crie” pés (Não é bom usar expressões conotativas), para que nosso tesouro nacional seja valorizado.
Sua proposta de intervenção falta o detalhamento e o efeito/finalidade. 120 na C5!

É isso, melhore nesses quesitos que chamei atenção e use mais conectivos, pois são muito importantes para fazer fluir e conectar as partes do texto. Bons estudos, continue escrevendo e verá como irá progredir!
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