Segundo às ideias de Nietzsche e sua emblemática frase “Torna-te quem tu és” o objetivo do homem é construir a si mesmo enquanto sujeito ativo de sua própria existência. Desse modo, ele deve, pois, ter autoconhecimento suficiente para poder tomar as melhores decisões no que diz respeito a sua própria vivência e papel no mundo. Sendo a profissão, uma dessas difíceis decisões, que engloba não apenas fatores psicológicos mas também sociais.
Antes das revoluções industriais e da migração do campo para as cidades o homem e a mulher tinham tarefas delimitadas e pouca liberdade de escolha no que diz respeito à profis-
são, com o aumento da complexidade das sociedades mais possibilidades de trabalho surgi- ram, além da libertação feminina, e sua inserção direta no mercado de trabalho. No entanto, tais possibilidades por vezes podem se revelar ilusórias, visto que a depender do status socioeconômico e do sexo, algumas pessoas parecem destinadas a exercerem certos cargos relacionados ao seu status social.
Sendo o Brasil um país de grande desigualdade social, poucos jovens possuem o real privilégio de escolha profissional, com suporte financeiro e psicológico adequados. Pois na realidade, boa parte dos jovens precisa trabalhar e acaba aceitando qualquer oportunidade empregatícia que surja. Além do problema de indecisão a respeito da profissão e da necessidade de autoconhecimento, o nível socioeconômico, a falta de oferta de emprego e uma baixa na variedade de cursos superiores disponíveis em determinados locais, dificultam mais ainda a escolha profissional dos jovens no Brasil.
Dessa forma, faz-se necessário que Ministério da educação em parceria com as escolas invistam em cursos e atividades visando a orientação profissional e promovendo o autoconhecimento. E que o governo em parceria com as escolas e empresas aumente o número de vagas em projetos como o Jovem aprendiz, que visa inserir o jovem no mercado de trabalho auxiliando com uma renda básica. É necessário também que o investimento em educação seja constante, pois, apenas dessa forma o país pode oferecer de maneira mais igualitária a oportunidade do jovem de estudar e estar de acordo com a profissão na qual deseja seguir. Dessa maneira contribuindo de maneira ativa na sociedade e promovendo o crescimento do país satisfeito com a sua função social.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 180
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita, neste nível, são aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizam reincidência.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 180
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 180
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.