Primeiramente, é preciso salientar que a insuficiência legislativa é uma causa latente do problema. Segundo o ministério público, se trata de um crime visto como menos grave que um homicídio. Diante disso, verifica-se uma lacuna em torno da legislação brasileira quanto à penalização para esses criminosos. Apesar de já existir a lei de proteção animal, ela não é sempre aplicada e conta com penalizações leves. Isso faz com que as pessoas que maltratam animais domésticos e até mesmo traficantes de animais temam menos a justiça. Assim, tornando a resolução do problema mais dificultada.
Em paralelo, outra causa para a figuração do problema é o silenciamento. Segundo Foucault, na sociedade muitos temas são silenciados para que estruturas de poder sejam mantidas. Sob essa lógica, nota-se um problema em torno dos debates sobre a seriedade dos maus-tratos contra animais. Outra pesquisa do IBOPE afirma que 92% dos entrevistados já presenciaram maus-tratos, mas somente 17% fizeram a denuncia. Essa falta de denúncias pode ter como causa a falha da mídia por não promover campanhas para conscientizar a população e informar sobre como denunciar esse tipo de crime.
Portanto, uma intervenção faz necessária. Para isso, é preciso que a legislação brasileira aplique penalizações mais severas dentro da lei de proteção animal. Para que essa lei seja cada vez mais aplicada, a mídia em parceria com o governo deve criar projetos para a divulgação, informação, e conscientização da causa animal. A partir dessas informações, o problema referente ao tema poderá ser amenizado e poderemos consolidar um Brasil melhor.
Essa foi a minha redação, espero que goste
Obrigada pela correção, seu trabalho é de grande ajuda para os estudantes.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 100
Você atingiu aproximadamente 50% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com estrutura sintática mediana para o grau de escolaridade exigido, porém com alguns desvios morfossintáticos, de pontuação, de grafia ou de emprego do registro adequado ao tipo textual.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 100
Você atingiu aproximadamente 50% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Com essa pontuação, ou o tema da redação é desenvolvido adequadamente, porém de forma previsível, com pouco avanço em relação ao senso comum ou, embora o texto demonstre domínio adequado do tipo textual exigido, a progressão textual apresenta algum problema.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 100
Você atingiu aproximadamente 50% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, ou seja, os argumentos estão pouco articulados, além de relacionados de forma pouco consistente ao ponto de vista defendido.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 80
Você atingiu aproximadamente 40% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante apresenta repertório limitado de recursos coesivos e articula as partes do texto de forma insuficiente, com muitas inadequações, o que compromete a organização das ideias.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 140
Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.