Em primeira análise, constata-se a dificuldade de acesso às escolas, sobretudo, em áreas rurais. Essa problemática atenta, pois, para o descumprimento de um dos artigos da Constituição Federal de 1988, o qual assegura acesso pleno à educação. Entretanto, tal cenário nada mais é do que um reflexo da precária distribuição de ensino no território brasileiro.
Outrossim, é irrefutável que o fator econômico é um dos grandes causadores do problema, uma vez que inúmeros estudantes brasileiros não dispõem do mínimo para o contínuo da vida escolar. De acordo com o relatório "Pobreza na Infância e na Adolescência, elaborado pela UNICEF, 2.8 milhões de crianças e adolescentes estão fora da escola no Brasil. Dessa forma, medidas exequíveis são necessárias para conter o avanço da problemática.
Portanto, diante dos desafios supramencionados, cabe ao Ministério da Educação, junto às esferas estadual e municipal, à ampliação dos benefícios concedidos a estudantes de baixa renda, além da criação de campanhas para discussão do tema nas escolas. Feito isso, a sociedade brasileira caminhará para completude da democracia no âmbito educacional.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Embora ainda possa apresentar alguns problemas no desenvolvimento das ideias, o tema, em seu texto, é bem desenvolvido, com indícios de autoria e certa distância do senso comum demonstrando bom domínio do tipo textual exigido.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, ou seja, os argumentos estão pouco articulados, além de relacionados de forma pouco consistente ao ponto de vista defendido.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 180
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora, de forma mediana, pouco consistente, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.