Por AlunoLS
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#39257
No poema,"Canção do Exílio" de Gonçalves Dias,fica explícita a beleza da paisagem brasileira. Algo que daqui alguns anos só será visto por fotos em livros,ou,descritos em forma de versos.
A princípio,a exploração de árvores no Brasil começou desde a chegada dos portugueses,no século XV,com a extração e a exportação do pau-brasil, que quase o levou a extinção,onde era utilizada a madeira e sua resina.
Ademais,com o passar do tempo,houve um avanço indiscriminado,levando o país a criar uma lista de árvores protegidas por lei federal. Nesta mesma,estão inclusas as Castanheiras,Seringueiras e os Mognos.
Sendo assim,é indispensável a adoção de medidas capazes de atenuar essa situação. Portanto,cabe ao Ministério do Meio Ambiente com o apoio do IBAMA,intensificarem as leis já existentes,aumentando o valor da multa e o tempo de reclusão,para quem praticar esse delito. Desse modo,podendo manter a exaltada beleza mencionada dentro do contexto do poema inicialmente.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 140

Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 120

Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Com essa pontuação, ou o tema da redação é desenvolvido adequadamente, porém de forma previsível, com pouco avanço em relação ao senso comum ou, embora o texto demonstre domínio adequado do tipo textual exigido, a progressão textual apresenta algum problema.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 120

Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, ou seja, os argumentos estão pouco articulados, além de relacionados de forma pouco consistente ao ponto de vista defendido.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.

Por AlunoLS
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#39466
Alguém corrige,por favor.
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Por Amanda1707
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#39492
Boa tarde, vim explicar o porquê de cada uma das notas que eu dei.

Competência 1 - 140 - O texto apresenta alguns desvios, muitos deles relacionados ao uso da vírgula.
Competência 2 - 120 - Você tem um conhecimento mediano a respeito da estrutura de um texto dissertativo-argumentativo. Acredito que você deveria ter argumentado mais no desenvolvimento.
Competência 3 - 120 - O repertório sócio-cultural do seu texto tem relação com o tema, porém não se compreende onde você quer chegar com o seu texto.
Competência 4 - 160 - Notou-se um certo cuidado com o uso das interjeições e das palavras, não havendo repetições que possam incomodar o leitor, mas ainda há o que melhorar.
Competência 5 - 200 - Você apresentou todos os elementos necessários para uma proposta de intervenção em uma redação do ENEM. Parabéns!

Coloquei abaixo a sua redação para facilitar a correção.

No poema, (a vírgula não deveria estar aqui) "Canção do Exílio" de Gonçalves Dias,fica explícita a beleza da paisagem brasileira. (Nesta parte, seria mais adequado colocar uma vírgula) Algo que daqui alguns anos só será visto por fotos em livros,ou, (colocar vírgula após o "ou" não é correto neste caso) descritos
(descrito)emm forma de versos.
A princípio,a exploração de árvores no Brasil começou desde a chegada dos portugueses,no século XV,com a extração e a exportação do pau-brasil, que quase o levou a extinção,onde era utilizada a madeira e sua resina. ("Onde" retoma apenas lugares. O mais adequado seria escrever "porque era utilizada...".)
Ademais,com o passar do tempo,houve um avanço indiscriminado (no que?),levando o país a criar uma lista de árvores protegidas por lei federal. Nesta mesma ("mesma" não retoma palavras, embora algumas pessoas façam este uso da palavra na oralidade) ,estão inclusas as Castanheiras,Seringueiras e os Mognos.
Sendo assim,é indispensável a adoção de medidas capazes de atenuar essa situação. Portanto,cabe ao Ministério do Meio Ambiente (vírgula) com o apoio do IBAMA,intensificarem (intensificar, pois não são dois agentes, e sim um agente com apoio de outra instituição) as leis já existentes,aumentando o valor da multa e o tempo de reclusão, (esta vírgula é inadequada) para quem praticar esse delito. Desse modo,podendo ("pode-se manter" ou "pode manter-se") manter a exaltada beleza mencionada dentro do contexto do poema inicialmente.
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