Por Carlospedrohenrique
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Na Grécia Antiga, berço da civilização ocidental, o teatro era o meio principal de entretenimento para a população, que se deliciava com as apresentações em praça pública. Com o surgimento do cinema, em 1895, a divulgação de pensamentos e ideais, atribuídos aos roteiristas e diretores, alavancou grandes plateias, assimilando-se as praças teatrais gregas. Contudo, mesmo com o conhecimento massivo do cinema atualmente, ele vem se tornando quase que exclusivo para uma pequena parcela da população privilegiada economicamente, excluindo assim os menos favorecidos e, transformando-se em um problema eminente.
Nessa realidade, o cinema, que deveria cumprir seu papel original de lazer, fica restrito ao poder aquisitivo das pessoas, o que impossibilita seu consumo massivo e, consequentemente, leva a perda de seu lucro. De certo modo, a desigualdade social e econômica que afeta o Brasil contribui para a falta da população mais pobre, localizada nas grandes periferias urbanas, nas salas de cinema do país. Isso mostra, que o problema na utilização desse meio de entretenimento contemporâneo vai além dos preços de seus ingressos, chegando na renda mensal da população.
Segundo uma pesquisa da ACINE (Agência Nacional de Cinema) o número de salas de cinema no país diminuíram entre os anos de 1975 a 2019 caindo de 3.000 a 2.000 em todo o território. Com o surgimento dos shoppings centers essa diminuição pode ser explicada, pois visto que antes de 1990 as salas se encontravam em locais individuais, não precisando estar em grandes centros comerciais. Mesmo assim, essa diminuição não afetou apenas a quantidade e sim a utilização das salas, deixando explícito o processo de elitização do cinema.
Portanto, a democratização do acesso ao cinema no Brasil precisa acontecer. É importante que um dos meios de lazer mais importantes do mundo seja disponibilizado a todos no país. Para isso, o Governo, precisa, por meio de uma união do Ministério da Educação e da ACINE, criar um programa social de base estudantil, que possua o objetivo de levar as crianças da rede pública de ensino, junto a um membro familiar, as salas de cinema. Esse projeto social poderá ser unificado a um dos já existentes que possuem o objetivo de combate a pobreza existente no Brasil. Dessa forma, conseguiremos atenuar o processo de exclusão social que o cinema brasileiro vem sofrendo.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Embora ainda possa apresentar alguns problemas no desenvolvimento das ideias, o tema, em seu texto, é bem desenvolvido, com indícios de autoria e certa distância do senso comum demonstrando bom domínio do tipo textual exigido.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 180

Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, ou seja, os argumentos selecionados estão organizados e relacionados de forma consistente com o ponto de vista defendido e com o tema proposto, configurando-se independência de pensamento e autoria.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.

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