Primeiramente, vale ressaltar que a disparidade econômica entre os brasileiros trata-se de uma das principais causas para a existência da subnutrição no país. Assim como afirmou o autor paraibano, Ariano Suassuna, o Brasil encontra-se dividido em duas realidades distintas: "a dos privilegiados e a dos despossuídos", enquanto uma ínfima parte da população concentra quase metade da renda nacional, a maioria possui menos de um salário mínimo para manter custos básicos de vida, como moradia, energia elétrica, vestimenta e água potável. Logo, a preocupação com a própria alimentação, com tão pouco dinheiro, acaba ficando em segundo plano.
Por conseguinte, a falta de assistência governamental às pessoas que não possuem renda suficiente para sua nutrição, contribui para o agravamento do progressivo quadro da fome. De acordo com a Constituição Federal promulgada em 1988, é dever do Estado a garantia de uma alimentação adequada ao povo. Embora algumas medidas públicas tenham sido tomadas, com o fito de fazer-se cumprir esse artigo, infelizmente, não há até os dias atuais a extensão do direito supracitado à toda a população, haja vista a permanência da escassez de alimentos, principalmente em regiões historicamente "esquecidas" com o Norte e o Nordeste.
Portanto, urgem providências para mudar a atual conjuntura da fome que assola os brasileiros. O Governo deve, por meio do Ministério da Cidadania, promover a ampliação, por todo o território brasileiro, do projeto "Restaurante Popular" – já existente no estado do Rio de Janeiro – mapeando as áreas periféricas a fim de instalar unidades nessas localidades, as quais devem cobrar uma tarifa mínima, a ser estabelecida, para promover acessibilidade a todos, objetivando assistir efetivamente os brasileiros e mitigar a fome no país. Nesse sentido, espera-se que situações como a do personagem Fabiano passem a ocupar apenas o contexto de obras literárias.
Gente, se puderem corrigir, por gentileza, ficarei muito grata! @Andree @GlendaMorais @Ashiley @EduardoPedro
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 188
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita, neste nível, são aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizam reincidência.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, ou seja, os argumentos selecionados estão organizados e relacionados de forma consistente com o ponto de vista defendido e com o tema proposto, configurando-se independência de pensamento e autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 192
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 184
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.