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Por Maysafs
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#39304
No livro "Vidas Secas", do autor modernista Graciliano Ramos, é retratada a história de Fabiano e sua família, retirantes nordestinos que se vêem obrigados a migrar para fugir da seca e da fome. Tal situação, apesar de fictícia se faz análoga ao panorama brasileiro, o qual, embora seja considerado um dos países de maior economia a nível mundial, ainda apresenta crescentes níveis de fome, atribuídos a enorme desigualdade financeira e a negligência estatal.

Primeiramente, vale ressaltar que a disparidade econômica entre os brasileiros trata-se de uma das principais causas para a existência da subnutrição no país. Assim como afirmou o autor paraibano, Ariano Suassuna, o Brasil encontra-se dividido em duas realidades distintas: "a dos privilegiados e a dos despossuídos", enquanto uma ínfima parte da população concentra quase metade da renda nacional, a maioria possui menos de um salário mínimo para manter custos básicos de vida, como moradia, energia elétrica, vestimenta e água potável. Logo, a preocupação com a própria alimentação, com tão pouco dinheiro, acaba ficando em segundo plano.

Por conseguinte, a falta de assistência governamental às pessoas que não possuem renda suficiente para sua nutrição, contribui para o agravamento do progressivo quadro da fome. De acordo com a Constituição Federal promulgada em 1988, é dever do Estado a garantia de uma alimentação adequada ao povo. Embora algumas medidas públicas tenham sido tomadas, com o fito de fazer-se cumprir esse artigo, infelizmente, não há até os dias atuais a extensão do direito supracitado à toda a população, haja vista a permanência da escassez de alimentos, principalmente em regiões historicamente "esquecidas" com o Norte e o Nordeste.

Portanto, urgem providências para mudar a atual conjuntura da fome que assola os brasileiros. O Governo deve, por meio do Ministério da Cidadania, promover a ampliação, por todo o território brasileiro, do projeto "Restaurante Popular" – já existente no estado do Rio de Janeiro – mapeando as áreas periféricas a fim de instalar unidades nessas localidades, as quais devem cobrar uma tarifa mínima, a ser estabelecida, para promover acessibilidade a todos, objetivando assistir efetivamente os brasileiros e mitigar a fome no país. Nesse sentido, espera-se que situações como a do personagem Fabiano passem a ocupar apenas o contexto de obras literárias.

Gente, se puderem corrigir, por gentileza, ficarei muito grata!❤️ @Andree @GlendaMorais @Ashiley @EduardoPedro
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 188

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita, neste nível, são aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizam reincidência.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, ou seja, os argumentos selecionados estão organizados e relacionados de forma consistente com o ponto de vista defendido e com o tema proposto, configurando-se independência de pensamento e autoria.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 192

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 184

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.

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Por Andree
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#39308
Claro! @Maysafs, só peço que aguarde um pouco, pois existem algumas redações na frente.. mas dentre dois ou três dias trago minha correção, tá bom? Até lá ;)
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Por EduardoPedro
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#39311
@Maysafs, Aguarda um pouco, tá? Tenho alguns textos para fazer uns apontamentos. Em breve trarei a correção dessa sua ;)
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Por Maysafs
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#39317
@Andree, ficarei aguardando, mas desde já muito obrigada!💛
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Por Maysafs
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#39319
@auggg13 , poderia me dar algum apontamento para melhorar no que errei na C5 e me dizer o que considerou interessante em relação as outras 4 competências? É muito importante para mim, obrigada pela nota!💛
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Por GlendaMorais
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#39326
Contextualização
Apresentação do tema
Tese
Tópico Frasal
Termos de coesão
Dados e argumentação
Elementos da proposta de intervenção



No livro "Vidas Secas", do autor modernista Graciliano Ramos, é retratada a história de Fabiano e sua família, retirantes nordestinos que se vêem obrigados a migrar para fugir da seca e da fome. Tal situação, apesar de fictícia se faz análoga ao panorama brasileiro, o qual, embora seja considerado um dos países de maior economia a nível mundial, ainda apresenta crescentes níveis de fome, atribuídos a enorme desigualdade financeira e a negligência estatal. ( Perfeito! Contextualizou, apresentou o tema e a tese!)


Primeiramente, vale ressaltar que a disparidade econômica entre os brasileiros trata-se de uma das principais causas para a existência da subnutrição no país. Assim como afirmou o autor paraibano, Ariano Suassuna, o Brasil encontra-se dividido em duas realidades distintas: "a dos privilegiados e a dos despossuídos", enquanto uma ínfima parte da população concentra quase metade da renda nacional, a maioria possui menos de um salário mínimo para manter custos básicos de vida, como moradia, energia elétrica, vestimenta e água potável. Logo, a preocupação com a própria alimentação, com tão pouco dinheiro, acaba ficando em segundo plano. ( Muito bom! Boa argumentação!)

Por conseguinte, a falta de assistência governamental às pessoas que não possuem renda suficiente para sua nutrição, contribui para o agravamento do progressivo quadro da fome. De acordo com a Constituição Federal promulgada em 1988, é dever do Estado a garantia de uma alimentação adequada ao povo. Embora algumas medidas públicas tenham sido tomadas, com o fito de fazer-se cumprir esse artigo, infelizmente, não há até os dias atuais a extensão do direito supracitado à toda a população, haja vista a permanência da escassez de alimentos, principalmente em regiões historicamente "esquecidas" com o Norte e o Nordeste.[ ( Muito boa argumentação! Mas faltou a arrematação da tese no final!)

Portanto, urgem providências para mudar a atual conjuntura da fome que assola os brasileiros. O Governo deve( Agente), por meio do Ministério da Cidadania( Meio), promover a ampliação, por todo o território brasileiro, do projeto "Restaurante Popular" (Ação)– já existente no estado do Rio de Janeiro – mapeando as áreas periféricas a fim de instalar unidades nessas localidades, as quais devem cobrar uma tarifa mínima( Detalhamento), a ser estabelecida, para promover acessibilidade a à todos, objetivando assistir efetivamente os brasileiros e mitigar a fome no país( Finalidade). Nesse sentido, espera-se que situações como a do personagem Fabiano passem a ocupar apenas o contexto de obras literárias. ( Conclusão perfeita! E belíssimoo detalhamento, é desse jeitinho mesmo!)


Novamente uma belíssima redação! Leve em conta os aspectos possitivos e irá longe! Qualquer coisa é só marcar!

Paz, mesmo havendo guerra..
Educação, apesar da ignorância...
Amor, ao inves de qualquer ódio...
P.s. A procura dessa amor.... :/ :idea:
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Por auggg13
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#39327
@Maysafs, Oii! Seu texto está incrível, um dos melhores que eu já li: coeso, coerente e satisfazendo todas as exigências do ENEM.
Parabéns, continue assim!
Quanto à conclusão, te dei uma nota erroneamente, irei corrigir imediatamente. Mil desculpas!
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Por Maysafs
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#39398
@GlendaMorais , graças a última correção de redação feita por você, consegui melhorar um pouco mais nessa última. Procurei demarcar muito bem o que é necessário na PI e estou trabalhando na arrematação dos parágrafos do desenvolvimento, não sei se notou o tamanho da ajuda que me deu kkk
Sinceramente, muitíssimo obrigada, adoro o detalhamento das sua correção!
Sucesso!💛
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Por Maysafs
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#39400
@auggg13 , muito obrigada pelas palavras, gentileza a sua💛 Novamente, obrigada pela nota!
Sucesso💛
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