Em primeiro plano, vale ressaltar a vulnerabilidade econômica como uma das razões do feticídio. Acerca disso, o antropólogo Darcy Ribeiro denota a existência de uma perversidade intrínseca na herança do país, que torna a maior parte da população enferma da desigualdade. À vista disso, muitas mulheres encontram-se em condições pouco favoráveis à criação de um filho, nas quais predomina uma busca infeliz por recursos básicos para a sua sobrevivência, já que enfrentam grandes dificuldades financeiras, além do abandono familiar e, sobretudo, conjugal. Assim, a permanência nessa situação poderá levá-las, na maioria dos casos, a assumirem os riscos de um aborto ilegal.
Em segundo plano, cabe analisar a morte das mulheres como um dos impactos da controvérsia. Nessa perspectiva, a máxima da professora e antropóloga Débora Diniz de que “o que mata não é o aborto, é a clandestinidade” cabe perfeitamente. De fato, essa ideia pode ser comprovada pelas péssimas circunstâncias em que é realizado o procedimento, as quais são marcadas, muitas vezes, por locais inadequados e pessoas despreparadas. Desse modo, tal cenário acaba tornando o aborto perigoso e cheio de complicações e, consequentemente, um risco para a saúde da mulher.
Portanto, providências precisam ser tomadas para mudar essa lamentável situação. Para tal, o Poder Legislativo, juntamente com o Poder Executivo, deverá, por meio de uma emenda constitucional, descriminalizar o aborto e garantir assistência médica para a realização do procedimento. Essa medida tem como finalidade fortalecer a autonomia e liberdade sobre o corpo feminino e, posteriormente, atenuar o número de práticas clandestinas realizadas no Brasil. Dessa maneira, os efeitos do método não seguro serão amenizados e, consequentemente, a mortalidade reduzirá.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 185
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita, neste nível, são aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizam reincidência.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 185
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 185
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, ou seja, os argumentos selecionados estão organizados e relacionados de forma consistente com o ponto de vista defendido e com o tema proposto, configurando-se independência de pensamento e autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 188
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 178
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.