Uma pesquisa feita em 2019 mostra que o Brasil é o 2° em ranking de países que passam mais tempo em redes sociais com 225 minutos gastados por dia e em 2018, 219 minutos gastados por dia, deixando perceptível que os brasileiros estão a cada dia mais utilizando e desfrutando das redes para se comunicar, até porque isso está se tornando cada vez mais necessário para o convívio e trabalho dos seres humanos, que conseguem expandir seu trabalho virtualmente.
As fake news estão crescendo junto com a quantidade de acessos nas redes sociais, pessoas que espalham notícias falsas se aproveitando do poder da internet que expande as notícias em segundos para conseguirem altos números de visitantes em seus sites, podem estar alarmando um desespero coletivo, por isso se deve checar a veracidade da notícia antes de continuar repassando, não se sabe a reação de cada um de acordo com a notícia.
As redes sociais estão a cada dia que se passa ajudando mais pessoas no trabalho, na comunicação, na obtenção de informações e afins, as redes sociais são as chave para um mundo mais ligado e mais aberto para novos conhecimentos, para que essa ferramenta não se torne algo ruim é importante a ação dos indivíduos de não repassarem notícias sem checarem suas fontes e sem constar que seja verídico, a internet é um bem e não devemos torná-la um mal, seja voz e não eco.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita, neste nível, são aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizam reincidência.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Com essa pontuação, ou o tema da redação é desenvolvido adequadamente, porém de forma previsível, com pouco avanço em relação ao senso comum ou, embora o texto demonstre domínio adequado do tipo textual exigido, a progressão textual apresenta algum problema.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 100
Você atingiu aproximadamente 50% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, ou seja, os argumentos estão pouco articulados, além de relacionados de forma pouco consistente ao ponto de vista defendido.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 100
Você atingiu aproximadamente 50% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante articula de forma mediana as partes do texto com inadequações ou alguns desvios e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 80
Você atingiu aproximadamente 40% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, sem clareza, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto.