Em primeiro, os pais carecem de matricular seus filhos na escola, para que assim, obedeçam aquilo que está previsto em lei. Nesse sentido, a lei 12.796, de abril de 2013, prevê que crianças com 4 anos devem ser matriculadas. Desse modo, a aprendizagem no meio domiciliar contraria aquilo que foi promulgado, em que crianças e jovens, por conta dessa condição, acabam não frequentando a escola.
Além disso, a frequência escolar inexistente, de certo, causa mazelas na evolução pessoal do indivíduo. Sob essa visão, no desenho animado —Avatar— o personagem Aang é retirado das demais crianças para receber um ensino privado, que o fez fugir de casa por sentir-se só. De forma análoga, pode-se averiguar que os efeitos da falta de envolvimento com pessoas da mesma idade no desenvolvimento do ser, é comprometedor.
Portanto, pode inferir-se, a necessidade de mitigar a problemática em relação a instrução familiar. Para isso, o MEC, órgao responsável pela educação, deve promover conversas com a comunidade, por meio de reuniões, nas associações dos moradores, com o fim de matricular prematuramente as crianças. Consonante a isso, as famílias, têm de incentivar os filhos a criarem amizades na escola, com a finalidade de aumentar o conhecimento de mundo dos jovens. Assim, promovendo uma formação, não só acadêmica, mas também social.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Embora ainda possa apresentar alguns problemas no desenvolvimento das ideias, o tema, em seu texto, é bem desenvolvido, com indícios de autoria e certa distância do senso comum demonstrando bom domínio do tipo textual exigido.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 140
Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.