Hodiernamente pautas como inclusão tem ganhado mais visibilidade. Datas como o dia do autismo ou da síndrome de down ganham salas especiais nos cinemas com sons, luzes e temperatura adequados por um dia de outros trezentos e sessenta e cinco. Os indivíduos considerados PCD (pessoas com deficiência) infelizmente não têm o seu dia especial, visto que o acesso de cadeirantes e outros PCDs é praticamente uma "Missão Impossível".
Observa-se que além da questionável acessibilidade, encontra-se o obstáculo da globalização. Bem como na primeira revolução industrial em que homens foram trocados por máquinas, na atualidade pequenas empresas do ramo cinematográfico são esmagadas pela indústria das grandes franquias colocadas estrategicamente em grandes centros de consumo (como shoppings) contribuindo para o fechamento das mesmas e por conseguinte centralizando os cinemas em áreas de renda mais alta excluindo outras populações.
Por fim, a soma desses empecilhos geram a problemática da exclusão do acesso ao cinema. Visando a democratização de tal acesso, se faz necessário a criação de leis que façam obrigatório espaços apropriados e sessões frequentes adequadas buscando a acessibilidade de todos, é da competência do Ministério da Justiça (responsável por fiscalizar e julgar as leis) garantir o cumprimento da lei. Ademais, pretendendo acabar com a centralização e o fechamento de cinemas, cabe as pequenas empresas através da mídia usar do marketing para incentivar o público a apoiar e valorizar o cinema local frequentando seu espaço. Tais medidas tem como objetivo a inclusão, intentando um acesso democrático ao cinema.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada