Por CaioMoreira
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A água certa para todos

No livro "o Cortiço" de Aluísio de Azevedo, ele retrata de forma realista o cenário das camadas mais pobres do Rio de Janeiro no século XIX, onde é mostrado as péssimas condições de vida dessa população. Apesar de parecer absurdo, alguns lugares hoje em dia sofrem com relações semelhantes, na qual não há nem saneamento básico, algo de extrema importância para a boa saúde do cidadão. Assim então, é necessário superar esse desafio no Brasil, porém é de suma importância entender suas causas e consequências.
Em primeira análise, é importante entender as causas da falta de saneamento básico, no qual tem direta relação com a falta de organização do governo, que não consegue direcionar corretamente o investimentos para melhorar o saneamento em todas as regiões. Outra causa a citar é a localização geográfica dessas populações que impede a instalação dessa estrutura, onde pode estar nas encostas de morros ou margens de rio.
Segundamente, é preciso compreender as consequências da falta de serviços de esgoto e água que nesse sentido pode afetar a saúde dessa população. A falta de tratamento da água pode acarretar a transmissão de doenças como a amebíase e a giardíase, que transmitem por água contaminada.
Portanto, pode-se inferir que o saneamento básico para todos é urgente, logo o Ministerio da Saúde deve melhorar a qualidade e impor em todas as regioes o saneamento, por meio de mais investimentos e criações de novos projetos, para melhorar o sistema de saúde e aumentar a qualidade da vida de pessoas mais pobres. Desse modo, o Brasil seguirá rumo ao desenvolvimento e a um país mais igualitário.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 120

Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Com essa pontuação, ou o tema da redação é desenvolvido adequadamente, porém de forma previsível, com pouco avanço em relação ao senso comum ou, embora o texto demonstre domínio adequado do tipo textual exigido, a progressão textual apresenta algum problema.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 80

Você atingiu aproximadamente 40% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas desorganizados ou contraditórios e limitados aos argumentos dos textos motivadores apresentados na proposta de redação.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 80

Você atingiu aproximadamente 40% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante apresenta repertório limitado de recursos coesivos e articula as partes do texto de forma insuficiente, com muitas inadequações, o que compromete a organização das ideias.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 120

Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora, de forma mediana, pouco consistente, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.

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