Em primeiro plano, é imperioso pontuar os riscos ao bem-estar do indivíduo como a principal consequência do ato de fumar. Isso ocorre, principalmente, porque o cigarro é constituído de várias substâncias tóxicas e cancerígenas prejudiciais ao ser humano. Segundo o doutor Drauzio Varella, o consumo de tabaco desencadeia diversos males sobre o sistema respiratório e cardíaco, podendo causar câncer de pulmão e de boca. Sob esta perspectiva, compreende-se o quão perigoso é este hábito. Logo, é substancial a mudança desse quadro.
Outrossim, evidencia-se, por parte desse impasse na saúde, um impacto econômico. Conforme o site G1, o Brasil gasta anualmente quase 57 bilhões de reais com as despesas médicas causadas pelo tabagismo. Sob este viés, nota-se que os problemas advindos do consumo deste produto mortal não se restringem apenas ao individual, mas alcançam toda a sociedade, haja vista que um déficit econômico pode trazer prejuízos aos demais setores do tecido social. Assim, é inaceitável que essa situação perdure.
Portanto, medidas são necessárias para garantir a todos uma saúde de qualidade. É dever do Ministério da Saúde, através do Sistema Único de Saúde, desenvolver um plano de reabilitação para fumantes de forma gratuita, contando com a participação de médicos e psicólogos nos postos de saúde. Além disso, o mesmo Ministério, junto à mídia, deve promover campanhas anti-fumo nas redes sociais e programas de TV por meio de diálogos que sensibilize a população, objetivando com essas duas ações prevenir e remediar o problema. Dessa forma, a “epidemia do tabaco” será gradativamente reduzida e assim poderemos desfrutar de uma sociedade melhor e mais saudável.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 147
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 167
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 140
Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.