No século XX, Juscelino Kubitschek por meio de seu Plano de Metas concretizou seu lema "governar é fazer estradas", incentivando a implantação do sistema rodoviário e da indústria automobilística desordenada. No entrando, o transporte individual foi favorecido e atualmente as consequências dessa ação estão expostas em todo o Brasil. Devido a negligência do Estado, o uso do transporte público é um grande desafio diário desde a alta tarifa até a precarização do transporte, o que causa adversidades aos brasileiros que necessitam do serviço. E a falta de investimentos junto ao consumismo faz o cidadão comprar um automóvel e então a carrocracia continua predominante.
A qualidade de vida é influenciada pela qualidade do transporte, como diz Antônio Risério "A liberdade de fazer e refazer nossas cidades é um dos mais preciosos, porém negligenciados dos nossos direitos humanos". Ou seja, uma vez que a mobilidade social é negada ou precarização, muitas pessoas são prejudicadas em virtude de estresse, ansiedade, perda de oportunidades, dentre outros problemas sociais, que mesmo o cidadão possuindo direito, esses são desrespeitados, no qual promove a exclusão social.
Dessa forma, é imperativo que o Ministério dos Transportes formule uma política pública nacional de desincentivo ao transporte privado, por meio de altas taxas de estacionamento e reduzir o número de vagas. Além de melhorar a qualidade do transporte coletivo para que ele se torne ativo. Fica claro, portanto, que a falta de investimento ao transporte coletivo contribui para o problema de mobilidade urbana.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada