Por ArthurBraga
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No artigo 225 da Constituição Federal Brasileira de 1988, é garantido a todos os cidadãos um meio ambiente ecologicamente equilibrado, afirmando a importância desse direito para as presentes e futuras gerações. No entanto, a população se mostra distante da realidade prometida pela norma constitucional, haja vista a crescente queima dos biomas brasileiros. Dessa forma, nota-se a imprudência humana diante do impasse, bem como a destruição da fauna e a flora.
Sob esse óptica, alude-se ao pensamento do filósofo Jean Paul Sartre, ao evidenciar que "o homem é condenado a ser livre". Assim, entende-se que a humanidade é passível de agir de forma destrutiva, o que consequentemente reflete no poder público que não toma as medidas necessárias para atenuar o problema. Dessa maneira, deixa-se que as consequências se tornem cada vez maiores e irreversíveis.
Por conseguinte, a dificuldade no combate as queimadas gera a destruição de ecossistemas importantes. Nesse aspecto, o INPE (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais) apresenta dados que apontam para um aumento de quase 200% nos incêndios florestais no pantanal, entre 2019 e 2020. Esse panorama conflituoso explícita a morte da biodiversidade brasileira, e consequentemente deixando que a manutenção da vida humana na terra se torne cada vez mais complicada.
Portanto, cabe ao poder público intensificar os investimentos no combate aos incêndios florestais, mediante remanejamento orçamentário, que viabilize a destinação de mais verbas ao Corpo de Bombeiros das regiões mais afetadas, com o propósito de expandir o planejamento estrategico de prevenção e combate as queimadas. Para que assim, os anseios do artigo 225 tenham realmente vigor.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

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