Em primeira análise ,podemos ressaltar o grande paradigma da exclusão digital vivida pela sociedade brasileira.Desde os primórdios o Brasil ja enfrentava entraves para engajar no sistema de trabalho aplicado pela Revolução Industrial ,e consequentemente foi um dos últimos a serem beneficiados com as novas tecnologias .Atualmente a maioria dos recursos tecnológicos são vindos do exterior ,o que gera um alto custo para o acesso.
O sociólogo Manuel Castells ,na Sociedade em Rede ,faz referência a descentralização do conhecimento ,ou seja,não precisa necessariamente estar em uma sala de aula para adquirir conhecimento .O ensino a distância (EAD) é uma modalidade educacional que proporciona flexibilidade e autonomia ao estudante.No entanto,por ser algo atual, muitas pessoas desconhecem o funcionamento e a eficácia .Levando a consolidação de um pensamento preconceituoso causado pela desinformação .
Dessarte,fica evidente que medudas precisam ser tomadas para uma melhor inclusão dos recursos tecnológicos na educação.Dessa forma o Ministério da Educação em conjunto com o Ministério das Comunicações ,deverá beneficiar projetos que visam uma maior acessibilidade da internet para a classe estudantil, juntamente com o monitoramento dos conteúdos de ensino publicados em Apps gratuitos .Em virtude disso,chegaremos perto de uma homogeneização da sociedade citada no início do texto.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 40
Você atingiu aproximadamente 20% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante apresenta o assunto tangenciando o tema, ou demonstra domínio precário do texto dissertativo-argumentativo, com traços constantes de outros tipos textuais. Com essa pontuação, ou o texto tangencia a temática proposta, isto é, o assunto é mencionado por meio de palavras ou expressões, mas não é desenvolvido, ou se identificam muitas inadequações, com fragmentos de outros tipos textuais que não se configuram como argumentos, sinalizando desconhecimento da estrutura do texto dissertativo-argumentativo.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 80
Você atingiu aproximadamente 40% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas desorganizados ou contraditórios e limitados aos argumentos dos textos motivadores apresentados na proposta de redação.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora, de forma mediana, pouco consistente, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.