Em primeira análise, é necessário ressaltar a carência de infra-estrutura na malha rodoviária nacional. Nesse sentido, segundo a Confederação Nacional de Transporte, 80% da escoação de produtos ocorrem pelas estradas, que em 60% dos casos estão classificadas como regular, ruim ou péssima. Sob essa ótica, é visível que a utilização em larga escala somada ao desinteresse público em angariar investimentos para a manutenção das rodóvias impossibilitam a escoadura segura - uma vez que existe o perigo de perda dessa mercadoria em ocorrência de acidentes ou roubos de cargas - e econômica.
Ademais, é notório o elevado custo para o transporte da produção no Brasil. Nesse contexto, o filosofo polonês Zigmunt Bauman afirmava que a sociedade atual é líquida, assim, volúvel a modificações sociais e econômicas. Desse modo, a desatualização no processo de escoamento de produtos, uma vez que é utilizado meios caros, demorados e que geram muito desperdicio em detrimento de fontes mais vantajosas como a hidroviária e ferroviária, impede uma maior geração de riquezas.
Destarte, é preciso promover melhorias na escoadura de produtos. Assim, é necessário que o Ministério da Infraestrutura promova a revitalização das estradas essências para o transporte dessas mercadorias. Além de, implantar pedágios eletrônicos para que os lucros gerados com eles sejam revertidos na melhoria das rodóvias. Também, é necessário que o Ministério da Infraestrutura amplie as fontes de escoamento hidroviário e ferroviários. Para que, assim, sejam solucionados os problemas de escoação.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 173
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita, neste nível, são aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizam reincidência.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 193
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 187
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, ou seja, os argumentos selecionados estão organizados e relacionados de forma consistente com o ponto de vista defendido e com o tema proposto, configurando-se independência de pensamento e autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 187
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 147
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.