Primordialmente, vale destacar que o principal instrumento para o EAD é a internet, o qual encontra-se ausente em boa parte dos lares brasileiros. De acordo com uma pesquisa do IBGE, 30% dos domicílios no Brasil não têm acesso à internet. Tal dado corrobora a disparidade socioeconômica existente no país levando à subversão da ideia central do ensino remoto que passa de um método de integração e democratização da educação a mais um mecanismo segregacionista na sociedade. Em virtude disso, apesar de estarmos em pleno século XXI, o cenário nacional – no contexto educacional – remonta o Brasil Colônia haja visto a exclusão das camadas menos abastadas.
Por outro lado, mesmo as pessoas que possuem acesso à internet encontram dificuldades frente a instrução online devido a despreparação de alguns professores. A causa da inabilidade dos educadores ao lidarem com aulas a distância é atribuída a "furos" em sua própria formação. Apesar do surgimento da modalidade EAD remontar o século passado no Brasil, essa apenas adquiriu maior notoriedade na atualidade, não havendo nas instituições formadoras dos professores matérias obrigatórias destinadas ao aprendizado de uma didática intrínseca ao ensino a distância.
Portanto, urgem medidas para mitigar as dificuldades ensino remoto no Brasil. Cabe ao Poder Legislativo elaborar um projeto de lei – que deverá ser entregue a câmara dos deputados – chamado "Internet para todos" que terá como objetivo mapear áreas periféricas que possuem pouco ou nenhum acesso à internet com o fito de implementar redes de "wi-fi" público. Ademais, o Ministério da Educação deve adicionar à grade curricular das universidades públicas – em específico nos cursos de licenciatura – uma cadeira de metodologia de ensino a distância com o propósito de tornar os profissionais aptos a darem aulas online. Dessa forma, espera-se que os desafios do EAD no Brasil sejam coibidos com o intuito de que a exclusão educacional passe a ser apenas um cenário do passado.
@EduardoPedro , @Ashiley , @GlendaMorais corrijam por favorzinho :')
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita, neste nível, são aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizam reincidência.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 180
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, ou seja, os argumentos selecionados estão organizados e relacionados de forma consistente com o ponto de vista defendido e com o tema proposto, configurando-se independência de pensamento e autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.