Em primeiro plano, é preciso atentar para as problemáticas presente. De acordo com a Constituição de Federal de 1988, todos os cidadãos possuem o direito de usufruir do meio ambiente e é dever deles preservarem. Entretanto, é inconsistente essa regra para muitos indivíduos, sendo inexistente a colaboração para sua conservação, fato existenteao mencionar os acampantes que em alguns casos é deixado as fogueiras com chamas internas podendo-se alastrar, sendo um acontecimento comum. Com tudo, é nótorio o a ignorância, dos motoristas em rodovias, ao descartar cigarros com tochas acesas na mata seca tornando-se evidente as consequências pela atitude do homem.
Ademais, é imperativo o descuido das pessoas como promotor do problema. Segundo ao pensador Eddie José, o fogo foi criado para ajudar o homem em sua sobrevivência, não para destruição da natureza. Nessa perspectiva, é visível que o ser humano está causando seu próprio fim, e como consequências de seus atos as queimadas mantêm-se destruindo grande parte da flora e a fauna, encontrados inúmeros animais carbonizados nas matas, correndo riscos da extinção de algumas aves. Outrossim, tora-se declarada o aumento do aquecimento global, ocasionando-se a seca dos rios que fornecem água para população. Desse modo, é compreensível as consequências geradas por uma sociedade que não preserva o meio ambiente.
É evidente portanto, as consequências das queimadas florestais, assim, medidas exequíveis são necessárias. A princípio o Poder Legislativo, por intermédio do Ministério do Meio Ambiente, órgão responsável pela preservação da natureza, deve impor projeto de lei onde será sujeito a multa todo indivíduo que praticar queimadas em lugares inapropriados, com um disque denúncias para que a população possa ajudar denunciando o ato, por meio de verba e do apoio governamental, a fim de diminuir o índice das queimadas causadas pelo homem. Espera-se, com essas medidas que os desafios das queimadas seja freado no Brasil.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 180
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita, neste nível, são aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizam reincidência.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 180
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 180
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, ou seja, os argumentos selecionados estão organizados e relacionados de forma consistente com o ponto de vista defendido e com o tema proposto, configurando-se independência de pensamento e autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 180
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 180
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.