Cenas como essa estão se tornando cada vez mais comuns dentros das casas de famílias negras (e quase sempre periféricas); com o constante aumento da violência policial motivada por racismo, resta aos pais e demais responsáveis orientarem seus jovens para que tenham segurança, mesmo que mínima, ao saírem de casa.
Ademais, no Brasil um negro no Brasil corre cerca de 5 vezes mais riscos de morrer pelas mãos policiais do que os do Estados Unidos, por exemplo. O número é triste, porém importante para que se entenda como o racismo no sistema funciona. A pele preta é mais criminosa do que os próprios delinquentes; o tom escuro é o suficiente para levar 80 tiros de militares, enquanto a branquitude é a maior prova de inocência.
Conclui-se, portanto, que mudanças urgentes se fazem necessárias, não apenas em relação aos policiais, mas também e principalmente no governo. Um Estado seguro para todos, independente da cor da pele, parece uma utopia, e caso não haja mudanças significativas, realmente não passará disso. Os governantes precisam apoiar as comunidades e mudar seu sistema punitivista racista e vazio; um bom início seria pôr em prática o que já está escrito no papel e punir os policiais que abusam de seu poder para a discriminação racial, ao invés de deixá-los sem consequências e manter seu cargo sem grandes advertências, como já é feito atualmente.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 180
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita, neste nível, são aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizam reincidência.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 180
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 140
Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 140
Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora, de forma mediana, pouco consistente, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.