Por Leleco
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As cidades e os impactos da produção de resíduos
Todos os anos o mês de março traz para milhares de famílias brasileiras o medo das enchentes, os jornais se enchem com casos de moradores de regiões precárias que tiveram seus bens destruídos pela chuva. Esse problema, para além de outros aspectos sociais, é resultado do acumulo de lixo descartado de forma indevida nesses locais, onde os serviços de coleta e reciclagem não são efetivos. Nesse sentido fica claro que a falta de políticas públicas mais abrangentes para a o descarte correto dos resíduos tem consequências negativas tanto para o meio ambiente como para a população.
Para entendermos a produção do lixo no Brasil é importante ressaltar que o consumo de bens materiais vem crescendo a cada ano, só em 2020 aumentou mais de 9%, incentivado pelo governo e iniciativas privadas, ele faz parte da lógica do mercado e movimenta a economia, no entanto, a descartabilidade cada vez mais rápida desses itens tem se mostrado um problema por conta da produção desenfreada de lixo.
Por outro lado, o governo não investe suficientemente em políticas de coleta e reciclagem, segundo uma pesquisa da ABRELPE de 2014, quase 2/3 da população brasileira ainda não tem acesso a esse tipo de serviço, descartando toneladas de lixo de forma incorreta, esses resíduos se acumulam, poluindo os rios e o solo dos arredores, podendo causar doenças, enchentes e diversos outros problemas socioambientais.
Deste modo é necessário que medidas sejam tomadas pelo ministério do ambiente, em parceria com os orgãos estaduais e municipais responsáveis pelos resíduos, visando ampliar a abrangência da coleta de lixo nas cidades brasileiras e a garantia de sua destinação correta. Também é de suma importancia que haja, por parte do ministério da educação, a implementação de propagandas que conscientizem os cidadãos sobre o descarte correto de lixo e seus impactos socioambientais.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

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Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

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Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

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Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

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Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

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