Por LucasViana
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#38409
Em meados dos anos 2000 foi lançado o filme Matrix que mostra um mundo que foi
dominado pelas máquinas e quase nenhum humano sabe o que realmente está acontecendo,
já que todos estão em uma simulação da realidade dentro da internet. Umas das maiores
críticas do longa é a sensação de liberdade devido ao controle cerebral revestido de
informações falsas, crítica essa que engloba o século 21 e a manipulação de fatos que ocorrem
nas redes sociais, formando assim uma fantasia de que estamos controlando o que vemos,
mas que na realidade estamos sendo manipulados com essa falsa sensação de liberdade.
Diversos escândalos foram vistos nos últimos anos contendo esta mesma crítica aos
algoritmos responsáveis pela filtração de informações, exemplo mais claro ocorreu quando
uma investigação foi requerida para investigar diversas acusações alegando que o Facebook
estava promovendo a campanha presidencial de Donald Trump. A maioria das acusações
relataram de que diversos vídeos referentes ao candidato foram mostrados em suas timelines,
contudo praticamente nenhuma propaganda eleitoral da candidata rival foi mostrado, muito
menos seus discursos. Tal exemplo só fortifica as teorias de que muito do que consumimos
não é o que realmente procuramos, mas sim, informações liberadas de um retrato
automatizado muitas das vezes disfuncional.
Após todas essas informações, resoluções podem ser feitas para a resolução deste caso. Um
exemplo seria a criação de uma planilha no google onde cada usuário poderia escolher quais
temas o mesmo deseja consumir, caso queira, e sites de extrema confiabilidade fossem
indicados para expor informações de maneira imparcial e todas elas revisadas por seres
humanos para que assim o usuário tenha a verdadeira liberdade virtual.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

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