Por Alvaro2311
Tempo de Registro Quantidade de postagens Amigos
#38392
Na série "13 Reasons Why", a personagem Hannah sofre de depressão e por falta de suporte da família e dos amigos acaba se matando. Infelizmente, fora das telas, muitos brasileiros também sofrem de doenças psicológicas, dado que os índices de suicídio no Brasil são bastante altos. Tal impasse é causado principalmente por causa de preconceitos e da falta de vagas nos centros de tratamento gratuito para pessoas depressivas.

Inicialmente, deve-se compreender a discriminação como um dos principais motivadores desse terrível fenômeno. Segundo a modelo negra Livia Zaruty, a qual já teve depressão, o racismo foi uma das causas de sua doença psicológica, pois ele a fez se sentir excluída socialmente. Em tal sentido, é importante pontuar que os indivíduos que sofrem de preconceito têm mais chance de desenvolverem problemas psicológicos e consequentemente tirarem suas próprias vidas. Tendo em vista isso, é inadmissível que as autoridades não combatam mais os preconceitos.

Outrossim, é essencial destacar que a falta de vagas em centros que tratam gratuitamente pessoas depressivas é outra causa de tal impasse. De acordo com o G1, há muito mais brasileiros precisando de terapia gratuita do que vagas em clínicas psiquiátricas públicas. Nessa perspectiva, é importante afirmar que como a filas de espera em tais clínicas são enormes, muitos indivíduos acabam cometendo suicídio antes de conseguirem tratamento. Tendo em mente a informação supracitada, é inaceitável que o Estado não forneça atendimento a mais pessoas simultaneamente.

Portanto medidas devem ser tomadas para resolver o problema. Primordialmente, a mídia deve combater os preconceitos no intuito de diminuir o número de pessoas que tiram suas próprias vidas. Ademais, o Ministério da Saúde, juntamente com as prefeituras, deve construir novos centros psicológicos públicos, os quais consigam atender a muitas pessoas, por meio do aumento do investimento nesse setor a fim de que haja um crescimento no número de indivíduos com depressão que conseguem tratamento. Somente assim, menos brasileiros cometeriam suicídio como a personagem Hannah.

Vcs podem corrigir esta red pra mim??? PFV :D
@Anna1 @Jeniffeeee @EduardoPedro @Ashiley
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 180

Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.

Avatar do usuário
Por Jeniffeeee
Tempo de Registro Quantidade de postagens
#38405
@Alvaro2311, resolvi parar um pouco com as correções, mas tenho certeza que os outros usuários farão uma ótima correção :D

Tudo sempre parece impossível até que seja feito.
0
Avatar do usuário
Por Anna1
Tempo de Registro Quantidade de postagens
#38461
Olá, @Alvaro2311, vou corrigir a sua redação.

TEMA: A DEPRESSÃO E O SUICÍDIO NO BRASIL

Legenda:
erro
correção/sugestão/questionamento
repetição
comentários
elementos da proposta de intervenção


Na série "13 Reasons Why", a personagem Hannah sofre de depressão e,[1] por falta de suporte da família e dos amigos,[1] acaba se matando. Infelizmente, fora das telas, muitos brasileiros também sofrem de doenças psicológicas, dado que os índices de suicídio no Brasil são bastante altos(como você comprova isso?). Tal impasse é causado principalmente por causa de preconceitos e da falta de vagas nos centros de tratamento gratuito para pessoas depressivas[2].
[1] Faltou uma vírgula.
[2] Esse período poderia ser escrito de outra maneira, esse "por causa de" é uma expressão muito coloquial.

Comentários: Sua introdução ficou boa, você fez uma ótima apresentação e problematização do tema, o repertório é pertinente e a estrutura está ótima. Só se atente aos comentários acima.

Inicialmente, deve-se compreender a discriminação como um dos principais motivadores desse terrível fenômeno. Segundo a modelo negra Livia Zaruty, a qual já teve depressão, o racismo foi uma das causas de sua doença psicológica, pois ele a fez se sentir excluída socialmente. Em tal sentido, é importante pontuar que os indivíduos que sofrem de preconceito têm mais chance de desenvolverem problemas psicológicos e consequentemente tirarem suas próprias vidas(por quê?). Tendo em vista isso, é inadmissível que as autoridades não combatam mais os preconceitos.
Obs: Sinalizei a repetição do "que" porque você colocou dois bem próximos um ao outro.
Comentários: O seu desenvolvimento está razoável, a estrutura está boa, porém a argumentação ficou vaga. Por que e como a discriminação contribui com a depressão e o suicídio? Você trouxe um repertório que diz que isso ocorre devido à exclusão social, ok. Faltou mais argumentação sobre essa questão da exclusão social. Além disso, senti que o último período ficou meio desconectado do restante do parágrafo, pois você não falou nada das autoridades antes.

Outrossim, é essencial destacar que a falta de vagas em centros que tratam gratuitamente pessoas depressivas é outra causa de tal impasse. De acordo com o G1, há muito mais brasileiros precisando de terapia gratuita do que vagas em clínicas psiquiátricas públicas. Nessa perspectiva, é importante afirmar que como as filas de espera em tais clínicas são enormes, muitos indivíduos acabam cometendo suicídio antes de conseguirem tratamento. Tendo em(evite repetir conectivos ou parte deles) mente a informação supracitada, é inaceitável que o Estado não forneça atendimento a mais pessoas simultaneamente.
Comentários: Esse desenvolvimento ficou um pouco melhor que o anterior, pois nele você diz o porquê da falta de vagas para terapia gratuita contribuir com a depressão e o suicídio. E, embora a resposta tenha ficado vaga, você respondeu (isso já é um avanço). Faltou apenas mais aprofundamento. Como você comprova que as filas são enormes? Lembre-se que você precisa comprovar tudo o que diz (por meio de repertórios).

Portanto,[3] medidas devem ser tomadas para resolver o problema. Primordialmente, a mídia(agente) deve combater os preconceitos(ação) no intuito de diminuir o número de pessoas que tiram suas próprias vidas(finalidade). Ademais, o Ministério da Saúde, juntamente com as prefeituras(agente2), deve construir novos centros psicológicos públicos, os quais consigam atender a muitas pessoas(ação2), por meio do aumento do investimento nesse setor(meio2) a fim de que haja um crescimento no número de indivíduos com depressão que conseguem tratamento(finalidade2). Somente assim, menos brasileiros cometeriam suicídio como a personagem Hannah.

[3] Faltou uma vírgula.
Comentários: Você apresentou 2 propostas e ambas estão vagas e incompletas. Como a mídia vai combater os preconceitos? Só colocar "a mídia deve combater os preconceitos" é vago demais. A proposta 2 tem mais elementos (faltou apenas o detalhamento).

Espero que eu tenha te ajudado de alguma forma. Aguardo mais redações! ;)
0
Por Alvaro2311
Tempo de Registro Quantidade de postagens Amigos
#38467
@Anna1, Obg Anna1.

as vírgulas foi bobeira minha, eu tinha até escrito no rascunho algumas.

Realmente repeti dms as palavras, preciso ficar mais atento a isso.

Tenho uma dúvida, como eu vou comprovar TUDO com repertório se o ideal é usar só 1 por parágrafo??

A proposta 2 pode até estar vaga, mas eu vejo como completa. Eu coloquei um detalhamento do agente "juntamente com as prefeituras" e um detalhamento da ação "os quais consigam atender a muitas pessoas".

A primeira proposta era pra ser incompleta msm.

Realmente usei muito "que" nql período. Tenho q prestar mais atenção nisso.

Mt obg pela correção, cctz me ajudou bastante!! :D
0
Avatar do usuário
Por Anna1
Tempo de Registro Quantidade de postagens
#38476
Alvaro2311 escreveu:@Anna1, Obg Anna1.

as vírgulas foi bobeira minha, eu tinha até escrito no rascunho algumas.

Realmente repeti dms as palavras, preciso ficar mais atento a isso.

Tenho uma dúvida, como eu vou comprovar TUDO com repertório se o ideal é usar só 1 por parágrafo??

A proposta 2 pode até estar vaga, mas eu vejo como completa. Eu coloquei um detalhamento do agente "juntamente com as prefeituras" e um detalhamento da ação "os quais consigam atender a muitas pessoas".

A primeira proposta era pra ser incompleta msm.

Realmente usei muito "que" nql período. Tenho q prestar mais atenção nisso.

Mt obg pela correção, cctz me ajudou bastante!! :D
Por nada, @Alvaro2311.

:arrow: Sobre os repertórios: O ideal é que você construa a sua argumentação tendo o repertório como base. Você se posiciona e expõe o problema e depois leia o parágrafo e se pergunte se o seu repertório sustenta isso que você falou.
:arrow: Sobre a conclusão: Não considero "juntamente com as prefeituras" como um detalhamento do agente, pois "as prefeituras" (ao meu ver) é outro agente que vai ajudar o Ministério da Saúde. Sobre esse detalhamento da ação que você disse aí, eu fiquei meio na dúvida se era ou não detalhamento, mas então, concluí que não, pois estava muito curto e vago.
Desculpa se cometi qualquer erro, sou apenas uma estudante tentando passar os conhecimentos que tenho. ;)
0
Similar Topics
Tópicos Estatísticas Última mensagem
Suicídio e Depressão entre os jovens.
por mayre    - In: Outros temas
0 Respostas 
79 Exibições
por mayre
0 Respostas 
306 Exibições
por linsley
8 Respostas 
402 Exibições
por Felipe082
0 Respostas 
78 Exibições
por Estudos2023
A problemática do suicídio no Brasil
por isas522    - In: Outros temas
8 Respostas 
241 Exibições
por isas522
0 Respostas 
60 Exibições
por Mildo10
0 Respostas 
84 Exibições
por Wagner1229
0 Respostas 
127 Exibições
por Elleeee66
0 Respostas 
112 Exibições
por Lalalay
0 Respostas 
97 Exibições
por EstefMarques
desafios da pessoa com deficiencia

De acordo com o artigo 3º, inciso IV da Const[…]

Maxy TavioCorteze lais458 Hyque Sabin[…]

A escritora norte-americana Helen Keller, é[…]

  Nesta incerteza sobre sua natureza, Roman s[…]

Corrija seu texto agora mesmo, é de GRAÇA!

Novo aplicativo de correção gratuita para redação ENEM