Em primeiro lugar, convém ressaltar a situação salarial como um empecilho para a valorização da profissão. De acordo com dados da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), o Brasil é o que pior paga seus professores do ensino fundamental ao médio entre 40 países ou sub-regiões. Nessa perspectiva, com os salários desproporcionais com a jornada de trabalho dos docentes, parte desses profissionais precisam complementar sua renda dando aulas em mais de um local e por um período maior. Com isso, a pesada carga horária, cansativa e com salários baixos torna a profissão desestimulante, e consequentemente pouco atrativa, o que leva a uma redução da procura por cursos de licenciatura.
Outrossim, a situação precária e a falta de investimentos no ambiente escolar é um fator agravante da desvalorização dos profissionais da educação. Nesse viés, de acordo com o economista britânico Arthur Lewis, " Educação nunca foi despesa. Sempre foi investimento com retorno garantido". Em paradoxo com o pensamento do economista, no Brasil, os professores precisam enfrentar problemas relacionados a falta de investimentos no ambiente escolar, como a falta de equipamentos didático e a baixa infraestrutura das salas de aula, situações que trazem desgastes físicos e psicológicos para os professores. Em suma, torna o processo de ensino dificultado e comprova a desvalorização enfrentada pelos docentes.
Portanto, medidas são necessárias para mitigar os impasses e, assim, construir uma sociedade brasílica que valoriza e apoia o poder transformador dos profissionais da educação, como exposto no filme "Com estrelas na terra". Logo, o Ministério da Educação, deve elaborar projetos de leis que disponibilizem recursos e investimentos necessários para a valorização do professor, com o objetivo de criar salários adequados a carga horária trabalhada e condições dignas de infraestrutura e instrumentos didáticos para exercício da profissão. Assim, com a finalidade de garantir aos professores as condições necessárias para um trabalho valorizado e reconhecido pelo corpo social e político. Destarte, com a valorização do professor será possível o aumento da procura de indivíduos pelos cursos de licenciatura e a favor da educação.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
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Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
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Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
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