É preciso considerar, antes de tudo, a fragilidade das relações humanas como um elemento propulsor da problemática. O sociólogo Zygmunt Bauman, nomeava as interações sociais pouco duradouras e incertas de “relações líquidas”. Similarmente, isso aplica-se no contemporâneo, visto que a facilidade que a tecnologia trouxe para com a comunicação, contribuiu para que as pessoas tivessem dificuldade em ter empatia, que é um importante elemento para a criação de laços sociais.
Sob esse viés, os distúrbios psicológicos fomenta ainda mais a situação. O seriado norte-americano “13 Reasons Why”, apresenta dramaticamente o desenvolvimento do quadro mental da protagonista, que opta pelo suicídio, depois de sofrer fortes impactos na vida pessoal, causadas pela forte falta de empatia na sociedade. Infortunadamente, vários casos assemelham-se com a obra, no que diz respeito ao estado emocional dos indivíduos, vítimas dos problemas da vida. Um dos sintomas mais frequentes são: ansiedade e a avassaladora depressão, ocasionando, mais tarde, o atentado a própria vida em busca de salvamento.
Portanto, o suicídio em questão no Brasil é um problema sério e necessita de solução. Para tal, o Ministério da Saúde – órgão responsável por assegurar e proteger a saúde da população brasileira -, em parceria com universidades que contenham cursos de psicologia, disponibilize sessões gratuitas de terapia, por meio de psicólogos residentes – em troca de pontos extras curriculares -, com o fito de ajudar e diminuir o número de indivíduos que sofrem na saúde mental, e posteriormente erradicar o suicídio no país.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Embora ainda possa apresentar alguns problemas no desenvolvimento das ideias, o tema, em seu texto, é bem desenvolvido, com indícios de autoria e certa distância do senso comum demonstrando bom domínio do tipo textual exigido.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 140
Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.